WhatsApp tem uma novidade para fazer crescer os canais

O WhatsApp está a desenvolver outra novidade para fazer crescer os canais. Tudo com o objetivo de melhorar a experiência do utilizador e facilitar a descoberta destes espaços. Na prática esta aplicação de mensagens instantâneas está a trabalhar em códigos QR para canais, permitindo que os utilizadores digitalizem estes códigos e entrem num canal.

O WABetaInfo detectou esta função na versão 2.24.22.20 do WhatsApp beta para Android, acrescentando que ainda não está disponível para os testadores beta. O código QR pode ser mostrado a qualquer pessoa para ser digitalizado em vez de enviar um link por mensagem para obter informações sobre um canal.

De facto isto não é de estranhar. O WhatsApp não é estranho aos códigos QR e utiliza-os em vários locais da aplicação. Assim já permite que os utilizadores partilhem as suas contas através de códigos QR, e também podem iniciar sessão no WhatsApp Web digitalizando o código QR apresentado no ecrã do seu computador.

Aumentar a tração dos canais

O método de partilha alternativo pode abrir novas portas para os administradores de canais que pretendam aumentar a tração dos mesmos.

Por exemplo, os códigos QR do canal WhatsApp podem-se apresentar em eventos e encontros, onde muitos participantes podem digitalizá-los com os seus telemóveis para aceder e seguir o canal rapidamente.

Estes códigos QR também podem ser impressos em caixas de retalho para diferentes produtos ou instalados nas caixas das lojas. Para quem não sabe, o WhatsApp introduziu a funcionalidade Canais em 2023 e, desde então, introduziu várias melhorias. Esta é mais uma delas sobretudo para fazer crescer os canais do WhatsApp.

Embora os códigos QR para os canais devam chegar no futuro, a plataforma de mensagens instantâneas também está a preparar outras funcionalidades. Noticiou-se que o WhatsApp está a trabalhar numa secção de análise de canais para Android e iOS. Tudo para dar aos administradores melhores informações sobre o envolvimento dos utilizadores.

Para além disso destaca-se também a nova experiência de sincronização de contactos do WhatsApp permite agora que os utilizadores guardem os contactos diretamente na plataforma.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também