WhatsApp vai tornar conversas privadas ainda mais secretas

Muitas pessoas recorrem frequentemente ao arquivar quando não querem que determinadas conversas não estejam na janela principal. É na prática uma boa forma de escapar a olhares curiosos. No entanto, não é a melhor opção do mundo. Isto porque qualquer conversa que esteja no arquivo pode ser descoberta com facilidade. É por esse motivo que o WhatsApp está a desenvolver uma nova forma de tornar as suas conversas privadas ainda mais secretas. Isto é algo muito importante, pelo jeito que pode dar a muitos utilizadores. Na prática, com esta alteração, as conversas selecionadas ficarão completamente invisíveis para todos.

WhatsApp vai tornar conversas privadas ainda mais secretas

Assim que esta função estiver a funcionar, as conversas nem sequer serão listadas para não levantar suspeitas de quaisquer olhares curiosos. Dito isto, a única forma de as fazer aparecer é introduzindo um código secreto como refere o WABetainfo.

O código secreto é completamente diferente do PIN do seu telemóvel, pelo que as conversas estarão mais seguras do que nunca. Depois para aceder às conversas é só colocar este código secreto na barra de pesquisa.

Para já esta novidade está disponível para alguns utilizadores que estão na versão beta. De resto, não é claro quando – ou mesmo se – a Meta, proprietária do WhatsApp, tenciona disponibilizar os códigos secretos ao público em geral.

Durante a fase de testes, podem decidir que não é útil e desistir da ideia.

Mas há outra novidade muito interessante.

A atualização 2.23.24.10 do WhatsApp beta para Android chegou com uma funcionalidade disponível para alguns beta testers: o endereço de e-mail. Com esta funcionalidade, o WhatsApp traz um método de acesso adicional à sua plataforma, garantindo que os utilizadores possam iniciar sessão na sua conta caso não consigam temporariamente obter o código de 6 dígitos via SMS devido a determinadas razões. Depois de instalar a última atualização do WhatsApp beta para iOS 23.23.1.77, que está disponível na aplicação TestFlight, descobriu-se que o WhatsApp está a lançar a mesma funcionalidade para algumas pessoas.

Assim, com a última atualização, pode encontrar uma nova secção nas definições da sua conta chamada “Endereço de e-mail”.

Nesta secção, os utilizadores podem associar um endereço de e-mail à sua conta do WhatsApp. Assim fornecem um meio alternativo de acesso à sua conta. Esta funcionalidade de endereço de e-mail serve como um backup valioso. É útil em cenários onde os utilizadores podem temporariamente não ter acesso ao seu número de telefone registado ou enfrentar dificuldades na receção de mensagens SMS. Assim que o endereço de e-mail for verificado, os utilizadores também poderão iniciar sessão na aplicação utilizando o seu endereço de e-mail. No entanto é importante ter em conta que continuarão a poder iniciar sessão no WhatsApp utilizando o método predefinido, que envolve o pedido de um código de 6 dígitos por SMS.

Embora a ligação de um endereço de e-mail a uma conta do WhatsApp forneça uma forma adicional de iniciar sessão na aplicação, é importante notar que os utilizadores continuarão a precisar de um número de telefone para criar uma nova conta. Para além disso terão sempre a opção de iniciar sessão na sua conta utilizando o seu número de telefone. Isto significa que o WhatsApp não está a substituir os números de telefone por endereços de e-mail. Ou seja, está apenas a fornecer aos utilizadores um método de acesso adicional. Além disso, esta funcionalidade é totalmente opcional, pelo que a decisão de a ativar é inteiramente do utilizador.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também