Em abril deste ano, Mark Zuckerberg anunciou oficialmente as Comunidades do WhatsApp, permitindo criar subgrupos dentro de grupos. Chamou à funcionalidade uma grande evolução do WhatsApp e revelou que tinha entrado na fase de testes. Uma vez que as Comunidades seriam um acréscimo significativo às mensagens, a empresa pretendia lançá-la lentamente. Entretanto parece que esta função está a demorar algum tempo a chegar. No entanto tudo vai mudar em breve. Isto porque os utilizadores da versão beta do WhatsApp já deitaram as mãos a esta novidade das comunidades.
WhatsApp: as comunidades já estão na versão beta!
O site WABetaInfo relata que o separador Comunidades está a aparecer a certos utilizadores que passaram para a beta do WhatsApp para Android versão 2.22.19.3. Caso esteja entre os utilizadores sortudos que têm acesso a esta função, deverá ver o separador Comunidades em vez do separador Câmara no ecrã principal do WhatsApp. Nessa altura pode começar por criar uma Comunidade que poderá conter até 10 grupos. Tudo com um suporte máximo de 512 participantes.
Entretanto um elemento da comunidade pode decidir a qual subgrupo aderir com base no seu interesse. Também pode sair do subgrupo sempre que quiser. Isto sem deixar a própria comunidade. O serviço de mensagens também está a trabalhar noutra função que permite esconder o número de elementos dos subgrupos de outros participantes. Isto por razões de privacidade. No entanto, esta novidade não está ativa na versão atual das Comunidades.
Para além do que referi acima o WhatsApp criará automaticamente um novo grupo de anúncios quando criar uma comunidade. Os administradores podem usar este grupo para fazer anúncios e enviar mensagens visíveis a todos os membros da comunidade e subgrupos. Além disso, os administradores podem desativar completamente a comunidade, se assim o desejarem.
O WhatsApp começou a trabalhar pela primeira vez nas Comunidades em novembro de 2021. Isto significa que esta função está em desenvolvimento há muito tempo. Resta-nos agora esperar que chegue a todos, algo que deve acontecer mais para o final do ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!