A plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp, propriedade da Meta, tem estado a trabalhar para adicionar chats de terceiros há já algum tempo. Está a ser desenvolvido para cumprir os regulamentos da DMA e foram detectados vestígios da funcionalidade em versões beta anteriores do WhatsApp. Agora já sabe, graças a um novo vídeo, como tudo poderá funcionar.
WhatsApp: vídeo mostra como funcionam os chats de terceiros
Mais detalhes sobre o suporte ao chat de terceiros no WhatsApp surgiram na web, pois o site TheSpAndroid afirma ter habilitado a função de forma parcial na aplicação WhatsApp. Deste modo publicaram um vídeo a mostrar como pode integrar conversas de terceiros, observando que a interface do utilizador está de acordo com os detalhes disponíveis anteriormente.
De acordo com o vídeo, a opção de ativar chats de terceiros está presente na secção Contas da aplicação. Quando ativa a função o WhatsApp avisa que está a enviar mensagens para alguém numa aplicação de terceiros, que “pode usar encriptação ponto a ponto diferente” e “pode lidar com seus dados de maneira diferente do WhatsApp”.
O WhatsApp permitirá que escolha aplicações de terceiros durante o processo de integração. Embora o WhatsApp não partilhe o seu nome e fotografia de perfil, essas aplicações de terceiros terão acesso ao seu número de telefone. “Isto permite que pessoas em aplicações de terceiros o contactem, incluindo pessoas que bloqueou no Whatsapp”, de acordo com uma página mostrada no vídeo.
Se desativar os chats de terceiros na aplicação, deixará de poder enviar ou receber mensagens e as conversas existentes passarão a ser apenas de leitura. Dito isto, uma vez que a funcionalidade está em desenvolvimento, poderá ter um aspeto diferente quando for lançada ao público numa atualização futura.
Recentemente, a plataforma irmã do WhatsApp, Threads, lançou uma demonstração de sua integração com o Fediverse. Baseia-se no protocolo ActivityPub e permite aos utilizadores seguir contas Threads a partir de outras plataformas, como o Mastodon. O WhatsApp também está a trabalhar para melhorar a sua funcionalidade de Favoritos e a capacidade de definir a qualidade predefinida dos conteúdos multimédia.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!