WhatsApp lança alerta urgente! Não visite mesmo estes sites!

Há um novo esquema para se ganhar acesso a contas do WhatsApp e é algo de que todos os utilizadores devem estar a par. É que esta plataforma descobriu mais de 39 mil sites que tentam deitar a mão aos dados dos utilizadores. Tudo através de páginas falsas de login. Mas o alvo não é apenas o WhatsApp apesar de ter sido esta plataforma a lançar o alerta urgente. O Facebook, o Messenger e o Instagram também estão em risco. Este novo ataque está tão bem feito que a maioria das pessoas pensam que estão realmente a visitar um site fidedigno.

WhatsApp lança alerta urgente! Não visite mesmo estes sites!

No entanto e como deve imaginar é falso. O objetivo é levar mesmo as pessoas a introduzirem informações sensíveis como palavras-passe ou endereços de email. Entretanto o Facebook está realmente preocupado com isto e já deu início a medidas legais para tentar acabar com estes esquemas. Isto é algo que foi anunciado no blog oficial do Facebook, agora Meta.

Facebook posts, WhatsApp alerta urgente

Se receber um email, uma mensagem de texto ou algo via WhatsApp para entrar em alguma das suas contas o conselho é simples. Nunca introduza dados. Se já está ligado no WhatsApp ou noutra plataforma ninguém vai pedir para introduzir os dados novamente. Pelo menos, desde que não tenha solicitado o encerramento da sessão.

Entretanto o Facebook avisa que todos os emails que são enviados de forma oficial chegam dos endereços fb.com, facebook.com ou facebookmail.com.

Se receber um email suspeito ou uma mensagem que afirma ser do Facebook, WhatsApp ou Instagram não clique em quaisquer links ou anexos.

No entanto se por algum motivo o enganaram e acabou por introduzir o seu nome de utilizador e password então tem mudar a sua palavra-passe. Isto é mesmo algo essencial. Também é sempre importante ativarmos a autenticação de dois fatores. É que deste modo, dificilmente, vão conseguir deitar a mão às nossas contas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também