Desde 2019, o gesto de deslizar para a esquerda nos mostradores de um relógio com Wear OS foi reinventado. Assim, mostra “widgets” ou “tiles” da previsão do tempo, manchetes de notícias e muito mais. Mas apenas as aplicações originais da Google foram capazes de trazer essas informações visuais. No entanto, isto está finalmente a mudar, com a Google a permitir que os programadores de aplicações criem widgets personalizados no Wear OS.
Wear OS: Google permite que apps criem widgets personalizados
NVIDIA RTX 3080 Ti chega às prateleiras em Abril (ou não…)
Chrome é agora mais rápido e gasta menos RAM? Milagre!
A Google anunciou que a biblioteca Jetpack Tiles está em versão alfa. Portanto, os programadores podem começar a criar blocos personalizados a partir de agora. Assim, com esta notícia, os utilizadores sabem desde já, que terão acesso a estes novos recursos nesta primavera, após uma “atualização da plataforma Wear OS correspondente”.
Dito isto, os blocos podem ser desenvolvidos para os mais diversos casos de uso. Como ver o progresso da atividade diária do utilizador, iniciar um treino rapidamente, ouvir uma música recente ou enviar uma mensagem a um contato favorito. Embora as aplicações possam ser imersivas, os blocos carregam rapidamente e concentram-se nas necessidades imediatas do utilizador. Portanto, se o utilizador quiser mais informações. Então pode utilizar os widgets no Wear OS para abrir a aplicação correspondente no relógio ou no telefone para uma experiência mais completa..
O iPhone 12 mini é um fail? Como e porquê?
Guia para programadores
Curiosamente, a documentação sobre o processo de criação dos widgets no Android Studio já está disponível. A Google ainda deu algumas dicas para os programadores:
- Os widgets são destinados a fornecer informações visuais que os utilizadores podem ler numa questão de segundos. Assim, mostra apenas o conteúdo mais importante com hierarquia de informações clara.
- Para proteger a bateria, evite elementos que necessitem renderização frequente.
- Mantenham as experiências altamente interativas para as atividades na aplicação. No entanto, podem-se vincular essas atividades a partir do seu widget.
- Evitem texto como “x minutos atrás” ou “em x minutos” para eventos passados ou futuros, pois isso requer atualizações frequentes. Em vez disso, exibam a hora de início ou de fim real ou usem uma expressão como “no passado”.
- Evitem trabalho assíncrono de longa duração ao fornecer o layout e/ou recursos de um bloco. O código do widget deve ser executado rapidamente.
- Considerem permitir que o utilizador toque nos blocos para saber mais e ativar uma sobreposição, onde haverá suporte para maior interatividade e o utilizador pode deslizar para obter mais informações.
- Se tiverem uma aplicação mais abrangente que oferece suporte ao utilizador com várias tarefas, considerem a criação de um bloco para cada tarefa. Por exemplo, uma aplicação de fitness pode ter um Bloco de Metas e um Bloco de Atividades de Treino.
Finalmente, sabe-se que o último Tiles original introduziu um widget de meteorologia reformulado e permitiu que os utilizadores rapidamente iniciassem uma sessão de descanso.
Huawei P50 Pro: a guerra com as máquinas fotográficas começou!
Em suma, é muito bom saber que a Google não está parada no que toca ao seu sistema operativo para wearables. E a prova disso é esta excelente novidade que em breve chega aos utilizadores. Vivemos em tempos que os wearables se estão a tornar parte do nosso dia a dia. Tudo a um ritmo alucinante. E é casa vez mais importante termos novas funções nos dispositivos. Eu como utilizador de wearables, fico sempre bastante entusiasmado com novas funções que podemos utilizar paea melhorar a nossa experiência de utilização do produto. Assim, a Google com esta nova atualização poderá significar uma mudança de rumo para o Wear OS…
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!