Wear OS 5 vai fazer maravilhas pela bateria dos smartwatches

A Google parece que está a dar especial atenção aquilo que os equipamentos gastam e quer mesmo poupar energia. Isto vai tornar-se especialmente verdade quando o Android 14 chegar às TVs Android. Mas da mesma forma também o Wear OS 5 vai melhorar significativamente a duração da bateria dos smartwatches.

Wear OS 5 vai fazer maravilhas pela bateria dos smartwatches

Embora existam alguns casos isolados, como a gama Galaxy Watch 6 e o TicWatch Pro 5, em que os smartwatches Wear OS não são particularmente conhecidos pelas suas baterias de longa duração, o Pixel Watch 2 da Google consegue cerca de 24 horas de utilização antes de precisar de carregamento. Já muitos proprietários de Apple Watch conseguem um dia e meio (ou mais) com um único carregamento.

Ano após ano, a Google e os seus parceiros, incluindo a Samsung, têm continuado a reduzir a utilização da bateria do Wear OS. Dito isto, o lançamento deste ano não é diferente. Hoje, a Google apresentou o Wear OS 5, cujo principal objetivo é melhorar a duração da bateria. Como exemplo, a Google afirma que “correr uma maratona consome até menos 20% de energia no Wear OS 5”.

Wear OS 5 bateria

De forma semelhante, a Google também está a incentivar os programadores a criarem aplicações e mostradores de relógio que sejam mais eficientes.

Assim isto em termos de consumo de energia. No que diz respeito aos mostradores de relógio, o Wear OS 5 incluirá uma versão mais recente do formato de mostrador de relógio que chegou com o Wear OS 4. O formato chegou para permitir que o próprio Wear OS otimize o desempenho do mostrador de relógio para que os programadores se possam concentrar no design. A nova versão do formato do mostrador do relógio permite um acesso fácil a informações meteorológicas e não só.

Até agora, o formato de mostrador de relógio tem sido um grande sucesso para o Wear OS, tendo sido adotado por 30% dos mostradores de relógio na Play Store. A Google espera manter essa dinâmica, afastando gradualmente os programadores do estilo mais antigo de criação de mostradores de relógio.

Entretanto outro destaque do Wear OS 5 é que ele é desenvolvido por cima do Android 14. Assim isto pode marcar o início de um grande ciclo de atualização anual para a plataforma de smartwatches do Google.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também