Alerta: mantenha o WD-40 longe destas partes do seu carro!

O WD-40 é a solução milagrosa para muitos problemas. Pode ser utilizado em reparações e manutenções no seu automóvel. Por exemplo, para ajudar a libertar parafusos ferrugentos e a silenciar dobradiças da porta ou da bagageira que rangem. Mas apesar de todos os locais onde o WD-40 pode ser utilizado, há algumas partes do seu carro que devem ser mantidas livres!

Alerta: mantenha o WD-40 longe destas partes do seu carro!

Já deve ter ouvido dizer que o WD-40 é bom para desbloquear fechaduras de portas, mas quando o WD-40 evapora, deixa para trás uma gosma pegajosa que pode interferir com o funcionamento dos tambores da fechadura. Também nunca se deve pulverizar WD-40 nos travões que rangem. É um lubrificante e compromete o desempenho dos calços dos travões, que necessitam de fricção para funcionar corretamente.

barulho nos travões, problema nos rolamentos das rodas

Por essa mesma razão, nunca deve pulverizá-lo numa correia do motor que esteja a ranger.

Tal como os travões, as correias dos acessórios e da ventoinha necessitam de fricção para funcionarem corretamente. Assim os ingredientes do WD-40 podem danificar a borracha das correias. Uma correia a chiar é normalmente um sinal de que a correia não está com a tensão correta ou que uma das polias ou acessórios do motor precisa de se substituir.

Entretanto, embora o WD-40 seja bom para remover a cola de autocolantes e decalques do vidro, deve ter muito cuidado ao utilizá-lo no interior do para-brisas. Os solventes do WD-40 são perigosos se inalados. Entretanto se usar demasiado, podem pingar para as aberturas e ser soprados à força para a sua cara mais tarde. A Ficha de Dados de Segurança do WD-40 adverte que pode causar “anestesia, dores de cabeça, tonturas, náuseas e irritação das vias respiratórias superiores”.

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Também necessita de muito cuidado ao usá-lo num motor quente. O WD-40 é altamente inflamável! De facto, pode-se utilizar como fluido de arranque. Seca muito rapidamente, mas se entrar em contacto com um coletor de escape, tubo ou conversor catalítico quente, pode deflagrar rapidamente um incêndio perigoso e destrutivo. A MSDS adverte especificamente que se deve manter afastado do calor, superfícies quentes, faíscas e chamas abertas. O aviso sobre faíscas também significa que nunca se deve pulverizar WD-40 nos terminais da bateria, onde é provável que ocorram arcos voltaicos.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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