Waze acaba de perder a grande vantagem para o Google Maps

A Google tornou-se subitamente mais empenhada em melhorar a comunicação de incidentes no Google Maps. Assim de ter trazido a funcionalidade para o Android Auto e CarPlay, a empresa está agora a trabalhar no aperfeiçoamento da experiência em todas as plataformas. A próxima grande aposta é envolver ainda mais a comunidade que utiliza o Google Maps. Não se sabe é em que moldes isto será feito. No entanto a verdade é que as coisas estão a ficar estranhas, sobretudo porque o Waze perdeu uma grande vantagem para o Google Maps.

Waze acaba de perder a grande vantagem para o Google Maps

Se costuma utilizar aplicações de navegação provavelmente sabe que o principal argumento de venda do Waze é a comunicação de incidentes. Os utilizadores podem comunicar os perigos na estrada e ajudar a aplicação a gerar avisos para os outros. A isso junta-se a fantástica comunidade do Waze que não deixa nada por reportar.

Tal como o Google Maps, o Waze é propriedade da Google, pelo que a introdução da comunicação de incidentes e o facto de a empresa-mãe estar tão empenhada em melhorá-la faz com que muitas pessoas se interroguem sobre o que o gigante das pesquisas tem em mente a longo prazo. Especialmente ao querer apelar também à comunidade que utiliza o Google Maps.

Seja como for o mais recente aperfeiçoamento da comunicação de incidentes no Google Maps diz respeito à forma como se fixam os perigos no mapa.

Um facelift interessante

A Google lançou um subtil facelift que inclui ícones de comunicação maiores, uma vez que a empresa pretende que os utilizadores “partilhem mais rapidamente as actualizações”. Em linguagem simples, o Google Maps quer que todos reportem incidentes.

A Google também insiste na parte da confirmação do incidente. A empresa explica que outros utilizadores do Google Maps podem confirmar um incidente com apenas um toque, o que é essencial para garantir que a informação fornecida pela aplicação é exata. Os ícones maiores devem tornar mais fácil, mais direto e mais conveniente para todos usarem o relatório de incidentes. Assim a Google claramente quer melhorar a adoção do recurso lançado em 2019, que ainda não ganhou força.

aplicação Waze

A empresa explica que a nova experiência já está a ser implementada para utilizadores em todo o mundo e estará disponível no Google Maps em todos os dispositivos, incluindo Android e iOS. Também vai chegar ao Android Auto e CarPlay, e até mesmo ao Android Automotive. Ou seja, a Google está a trazer esta funcionalidade para todo o lado apenas para garantir que os utilizadores enviam e confirmam relatórios de tráfego.

A empresa não comentou a sua estratégia em relação ao Waze, mas esta aplicação de navegação também está a receber novas funcionalidades, incluindo avisos de lombas, alertas quando os limites de velocidade diminuem e notificações para curvas acentuadas.

É mesmo o fim do Waze?

A Google parece estar a trabalhar ininterruptamente para melhorar a experiência de ambas as aplicações. Embora o maior enfoque na comunicação de incidentes no Google Maps possa fazer com que muitas pessoas acreditem que o fim do Waze se aproxima, não quer dizer que seja o caso.

Se quiser experimentar a nova experiência de comunicação de incidentes no Google Maps, pode fazê-lo hoje mesmo em qualquer dispositivo com a aplicação. Não é necessário instalar a atualização mais recente, uma vez que a experiência é ativada com uma mudança do lado do servidor. No entanto, como estas coisas da Google são faseadas pode levar algum tempo até chegarem a todos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também