O trânsito é o grande problema da maioria dos condutores ao longo do ano e o Waze tornou-se numa arma importante contra isto. De facto, é o companheiro de condução obrigatório para a maioria dos condutores. No entanto, isto não significa que seja também uma aplicação sem falhas. De facto não há alternativas tão boas, sobretudo devido à grande comunidade que apoia esta app. No entanto, a verdade é que o Waze é uma app que pode levá-lo do céu ao inferno em segundos!
Waze pode levá-lo do céu ao inferno em segundos. Sabe porquê?
O Waze sempre foi uma escolha de topo para viagens longas, graças à sua capacidade de tornar a estrada mais previsível. Também oferece avisos sobre uma vasta gama de perigos de trânsito, incluindo acidentes, buracos e radares.
No entanto sobretudo em zonas onde existem menos relatos de acontecimentos e nem precisa de ser muito longe dos grandes centros tudo pode correr mal. Basta para isso que o smartphone perca a ligação ou o próprio Waze falhe.
Perto de Santarém, num passeio de fim-de-semana o smartphone perdeu a ligação de dados numa zona com um sinal de telemóvel irregular e o Waze tentou redirecionar a rota, acabando por desativar a rota existente, a orientação de navegação e a informação sobre o local onde eu deveria fazer a próxima curva. Voltou ao ecrã de visualização do mapa sem qualquer percurso ativado para navegação.
Quando o sinal de telemóvel voltou, foi necessário encostar o carro e reconfigurar o Waze.
O problema é que (e percebe-se porquê) não tem um modo de navegação offline incorporado. No entanto quando a aplicação deixa de ter ligação, continua o percurso existente sem descarregar dados de trânsito. É possível continuar a navegação até que a aplicação volte a estar online, mas o Waze não deve interromper a orientação de forma tão repentina que os utilizadores fiquem confusos num percurso desconhecido.
Infelizmente, esta falha do Waze também causa distração, uma vez que os condutores são tentados a tirar os olhos da estrada, a olhar para o ecrã repetidamente para ver o que acontece e a esperar que a aplicação lhes diga qual o caminho a seguir.
Isto é também um problema no Google Maps
Teoricamente, o Google Maps não deveria apresentar estes problemas, uma vez que inclui um modo offline que permite aos utilizadores navegar quando se perde a ligação à Internet. No entanto, a funcionalidade só funciona se os utilizadores descarregarem os mapas offline antes de começarem a conduzir e quando houver uma ligação à Internet disponível.
Estes comportamentos confirmam que as aplicações de navegação são espadas de dois gumes que tanto podem ser incrivelmente úteis como uma grande dor de cabeça quando apresentam falhas a meio da navegação.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!