Waze já chegou ao Android Automotive e vai conquistar

A adoção do Android Automotive está a acontecer mais lentamente do que o esperado. Isto porque o suporte por parte dos programadores para a plataforma não está de forma alguma a ser o melhor. Assim ainda faltam muitas aplicações essenciais para a experiência de condução. Entretanto apesar das parcerias entre a Google e os fabricantes de automóveis, o Android Automotive ainda está para se tornar na opção por defeito para todos. Agora as coisas podem acelerar porque finalmente o Waze já está a dar os primeiros passos no Android Automotive. Esta é a aplicação por excelência para quem anda na estrada.

Waze já chegou ao Android Automotive e vai conquistar

A aplicação detida pela Google já está a chegar com os utilizadores da Renault Austral e da Megane E-Tech a serem os primeiros a experimentar.

Tal como no Google Maps, o Waze aproveita ao máximo o ecrã disponível fornecendo aos condutores o mesmo conjunto de funcionalidades que estão presentes em todas as outras plataformas, incluindo Android Auto, CarPlay, iPhone e Android.

Entretanto a participação da mesma comunidade que está a alimentar o Waze, também fica disponível para utilizadores do Android Automotive, pelo que eles terão acesso à navegação e alertas em tempo real, tudo nos ecrãs dos seus automóveis. Entretanto a app não vem pré-carregada com o sistema operativo mas estará disponível na Play Store.

Waze Android Automotive

Mas, em comparação com o Google Maps, o Waze não está a receber funcionalidades inteligentes no Android Automotive. Por exemplo, graças à integração mais profunda no veículo, o Google Maps pode ler informações sobre baterias e fornecer encaminhamento com base na gama estimada. Se o nível atual da bateria não for suficiente para permitir que o condutor chegue a um destino configurado, o Google Maps pode adicionar automaticamente uma estação de carregamento ao longo da rota.

O Waze não pode fazer isto, ou pelo menos, não agora. No entanto, o que distingue Waze dos outros é a excelente comunidade. Isto porque permite que os condutores saibam o que está a acontecer na estrada à frente. Isto sim está presente!

Até hoje, o Google Maps era praticamente a única aplicação de navegação gratuita nesta plataforma.

Embora os condutores pudessem ainda escolher entre várias alternativas, incluindo o software premiado da Sygic, o Google Maps era a única escolha a chegar com uma licença de software gratuito. O Waze está, portanto, a tornar-se a primeira alternativa gratuita ao Google Maps. Resta agora saber o que isto irá dar.

Seja como for o que importa reter é que o Waze chegou e vai sem dúvida ajudar a dar um boost ao Android Automotive.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também