Waze acaba de receber uma atualização no iPhone e CarPlay

A Apple está a trabalhar incessantemente na atualização da experiência do Apple Maps, e a experiência detalhada da cidade é a prova viva disso. No entanto, a maioria dos utilizadores continua a recorrer ao Google Maps e ao Waze, principalmente devido à falta de funcionalidades do Apple Maps. Agora eis que o Waze acaba de receber uma atualização no iPhone e CarPlay.

Waze acaba de receber uma atualização no iPhone e CarPlay

De facto, o Waze continua a ser uma presença única no espaço de navegação, principalmente graças ao seu motor de crowdsourcing. Com os relatórios de trânsito, o Waze está sempre a par das condições de trânsito, pelo que as rotas sugeridas são normalmente precisas e mais rápidas do que noutras aplicações de navegação.

No entanto, o Waze ainda precisa de aperfeiçoamentos essenciais, e as frequentes atualizações lançadas pela empresa-mãe destinam-se regularmente a corrigir erros, com as novas funcionalidades a chegarem muito lentamente. Por exemplo, o Waze prometeu trazer avisos para lombas há quase dois anos, mas a funcionalidade ainda não está disponível.

A mais recente atualização do Waze para dispositivos iOS segue a mesma receita e inclui uma importante correção para os utilizadores do iPhone e do CarPlay.

A versão 4.97 resolve uma falha que impedia alguns utilizadores de definir o tipo de combustível do seu carro. Devido a este erro, os utilizadores já não conseguiam ver os preços relevantes da gasolina, explica o Waze.

O comportamento esperado regressa com a última atualização, pelo que deve atualizar o Waze para a versão 4.97 se utilizar a aplicação para obter informações sobre os preços da gasolina.

Outros problemas para resolver

Entretanto, o Waze ainda tem muitos outros problemas para resolver nos dispositivos Apple, e um dos mais críticos diz respeito às recentes alterações misteriosas a funcionalidades muito populares.

A expansão dos relatórios de trânsito deixou de ser permitida a alguns utilizadores do iPhone, tornando impossível o acesso a informações adicionais sobre um incidente rodoviário. Teoricamente, faria sentido que o Waze restringisse o acesso a mais contexto num relatório de trânsito quando o veículo está em movimento. Ainda assim, a funcionalidade deixa de estar disponível se o carro estiver estacionado. Curiosamente, o Waze ainda permite que alguns utilizadores expandam os relatórios de trânsito no iPhone e no Android. Assim não é claro se a empresa está a experimentar esta alteração ou se a atualização foi lançada por fases.

A interface CarPlay também recebeu uma atualização horrível, tornando muito mais difícil procurar rotas alternativas. A cada atualização, os botões ganham uma nova posição no ecrã e a procura de novas rotas envolve agora mais toques. A experiência com uma aplicação de navegação deve ser o mais simples possível. Isto porque os condutores não devem olhar para o ecrã durante muito tempo.

No que diz respeito ao Waze pode encontrar a versão mais recente na App Store se a quiser instalar. Se ativou as atualizações automáticas, é provável que a nova versão já esteja a funcionar no seu iPhone.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também