Waze não está pronto para morrer e responde ao Google Maps

Dizem que o Google Maps acabará por absorver o Waze, uma vez que o objetivo a longo prazo é criar uma única aplicação de navegação que inclua o melhor dos dois mundos. No entanto, o foco crescente da Google em melhorar a experiência com o Waze prova o contrário, e as últimas actualizações confirmam que a aplicação continua a existir e a funcionar independentemente do Google Maps. A última atualização diz respeito aos alertas de radares de velocidade que recebe enquanto conduz.

Waze não está pronto para morrer e responde ao Google Maps

Como provavelmente já sabe, se é um utilizador do Waze, a aplicação emite notificações quando se aproxima de locais com radares de trânsito.

A empresa detida pela Google utiliza duas formas de alertar para os radares, nomeadamente ícones colocados no mapa (para que possa vê-los muito antes de se aproximar deles) e notificações que aparecem quando se aproxima do local fixado.

Waze maior atualização

A partir desta última atualização, o Waze avisa os utilizadores não só de que existe uma câmara à frente, mas também do tipo de câmara. A Google explica que as cidades de todo o mundo instalam vários sistemas de câmaras. Incluindo para impor limites de velocidade e faixas de partilha de carros, e todos serão assinalados em conformidade no Waze. Os utilizadores verão mais contexto sobre a câmara. Isto para que possam saber se o seu objetivo é detectar excesso de velocidade, passar um sinal vermelho, não usar o cinto de segurança ou utilizar a faixa de rodagem errada.

No iPhone e no Android, a notificação aparecerá na parte inferior do ecrã. Entretanto dirá algo como “câmara de velocidade e sinal vermelho em [x] kms”. Os ícones também serão atualizados em conformidade, pelo que os radares apresentados no mapa poderão incluir um símbolo de velocímetro ou um semáforo.

Quem alimenta esta funcionalidade?

A funcionalidade alimenta-se pela comunidade de editores de mapas, pelo que não será possível comunicar câmaras no Waze. Não é assim que a funcionalidade funciona. Todas as câmaras têm de ser adicionadas por membros da comunidade. Para além disso os mesmos editores de mapas serão agora responsáveis por adicionar mais informações sobre cada câmara. O Google diz que a função é alimentada por “informações de estradas do mundo real” e dados fornecidos pelas autoridades locais e disponíveis publicamente.

velocímetro do automóvel ou GPS, passar para o Waze, Google Maps e Waze, Foi assim que nasceu a seta do Google Maps e do Waze!

Infelizmente, parece que a informação adicional sobre as câmaras só estará disponível no Android e no iPhone. Para já a Google não mencionou o Android Auto e o CarPlay na lista de plataformas suportadas. No entanto deverá ser uma questão de tempo até que isso aconteça.

As novas notificações do tipo câmara já começaram a chegar aos dispositivos móveis. Entretanto saiba que não é necessário atualizar o Waze para as obter. Alimentam-se por um interruptor do lado do servidor. Como tal quando estiverem disponíveis para o seu dispositivo e na sua região, deverá começar a vê-las sem ter de alterar nada. Se a sua comunidade Waze for muito ativa, não deverá demorar muito até que estejam disponíveis.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também