As discussões sobre WandaVision na Internet são normalmente acesas. Enquanto alguns compreendem a essência da série e o que nos quer mostrar, outros, apontam uma loucura da Marvel em algo que não se percebe muito bem o que é. Pois eu acho que esta série faz algo completamente diferente. Leva-nos a um passado de séries que nunca deveriam ter desaparecido e ao mesmo tempo vai-nos abrindo o apetite com algo que está para vir.
WandaVision: uma série fantástica para quem sabe ver TV!
O problema é que quando as pessoas pensam em Marvel, normalmente têm a tendência de pensar apenas em acção, pura e dura. A questão é que o universo Marvel é muito mais do que isso e quem não compreender esta essência, vai apenas se queixar de ser uma série a preto e branco em pleno 2021.
Wandavision é filmada a preto e branco como uma homenagem às sitcoms de 1950 e 1960. Aliás os dois primeiros episódios que já estão disponíveis no Disney+ revelam muito essa essência. Um casal a tentar adaptar-se a uma nova vida onde existem os vizinhos que querem pôr o nariz em tudo. Ele trabalha numa empresa que ninguém sabe o que faz. Bem, formulários. Ela tenta ficar em casa a fazer um pouco de tudo. Com o toque de magia quase que nos dá um cheirinho de Bewitched.
O que é certo é que esta série criada por Jac Schaeffer leva-nos a um tempo que nunca deveria ter desaparecido. De facto, tudo está tão bem feito, que até tem publicidade a produtos dessa altura, no entanto, com um pormenor. É que se prestarmos atenção eles dão pistas para o que se vai tornar na grande história da série.
Lembra-se do anúncio da torradeira com a luz vermelha a cores? Pois bem, é um exemplo.
Mas o que é fantástico em WandaVision é que consegue juntar mil coisas numa só. Por um lado, parece de facto uma sitcom mais antiga. Tudo com as piadas e as situações habituais. Logo a seguir temos uma parte mais sociológica que mostra a relação entre as pessoas. Depois e talvez o mais importante, a continuação da história da Marvel.
Vision tenta passar despercebido na comunidade de Westview. Com a peruca e maquilhagem até parece que ele se integra. Na realidade não tem as capacidades sociais para o conseguir fazer da melhor forma. Assim é o marido meio desajeitado. Nas séries da época havia normalmente sempre um marido ou a mulher que não se conseguiam integrar tão bem. Por outro lado, Wanda consegue-se adaptar a tudo. Tem amigas, prepara eventos com elas e sobretudo quer aprender. Olhando para tudo isto, tínhamos piadas e vários acontecimentos que poderiam render uma season inteira. Tudo com o propósito de nos fazer dar algumas gargalhadas. Mas WandaVision é muito mais do que isso.
É que o criador da série consegue algo muito bem feito e que até já está a ser bem notório no segundo episódio. Sempre que achamos que já estamos familiarizados com o mundo de WandaVision tudo muda!
O que é certo é que há muito a caminho a percorrer nesta série.
Aliás basta assistirmos aos créditos do primeiro episódio para percebermos isso. Quando estivermos naquele sweet spot em que está tudo bem e parece que não se passa mais nada, a reviravolta vai começar.
Talvez muitos não concordem mas para mim WandaVision é uma das melhores séries em anos. Isto porque começa a a encher-nos a cabeça de pormenores sem sequer nos apercebermos e quando dermos conta vamos estar tão no meio desta série que só vamos querer que chegue rapidamente o próximo episódio.
Até percebo que critiquem e que tentem fazer pontes para o universo DC, mas não tem nada a ver. Quem estiver por dentro do Universo Marvel vai perceber esta aposta da Disney+. Todos os outros só vão dizer: a sério? a veres uma série a preto-e-branco nos dias de hoje?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!