Volvo EX90: É uma revolução tecnológica em 4 rodas

Como temos vindo a dizer, a Volvo é uma das fabricantes automóvel mais interessante dentro desta revolução elétrica diante dos nossos olhos.

Já tivemos o exemplo do Polestar 2 que testámos durante o verão, do XC40 Recharge, e também do brutal C40 Recharge. Pois bem, agora está na hora de dar as boas vindas ao novo EX90, um SUV que vai buscar muita coisa ao Polestar 3, mas que claro, mete em cima da mesa toda a qualidade e conforto que a Volvo tem para oferecer.

Volvo EX90: É uma revolução tecnológica em 4 rodas

Portanto, o EX90 é, nas palavras da própria Volvo, o início de uma nova era para a fabricante automóvel, novos tempos em que a mobilidade elétrica ganha uma outra importância, sendo agora o verdadeiro foco da Sueca Volvo.

Aliás, comparativamente aos XC40 e C40 Recharge, que são os modelos 100% elétricos mais populares da fabricante, temos aqui um salto evolutivo extremamente interessante, com a Volvo a ser capaz de aproveitar todo o espaço disponível, para oferecer performance, autonomia (bateria de 111kW!), conforto, e bem… Tecnologia até dizer chega. Estamos assim a falar da segunda versão da plataforma SPA da Volvo, agora completamente focada em veículos elétricos.

Dito tudo isto, a versão de lançamento do EX90 vai chegar com tração às 4 rodas, com uma potência combinada máxima de 517cv e um binário de 910 Nm. Mais tarde vamos ter versões Single-Motor um pouco menos performantes, e claro, mais baratas. (Não esquecer que mesmo com todos estes cavalos no estábulo, a velocidade vai continuar limitada a 186 km/h).

Como vai ser a autonomia desta nova geração?

A Volvo promete 600 quilómetros, e cerca de 70~80% de carga em apenas meia hora. (Num carregador capaz de oferecer essa potência de carregamento).

Tecnologia para dar e vender!

Como já tínhamos noticiado, o EX90 vai contar com um sensor LiDar para ver tudo o que se passa à sua volta, quer de dia, quer de noite. Além disso, temos dois ecrãs de grandes dimensões para o condutor, um com 14.5” no centro da consola, compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay, conectividade 5G, e claro, suporte a atualizações OTA.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa proposta? Ou o design é muito similar ao que já conhecemos? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também