A Volvo é uma das fabricantes que melhor está a conseguir adaptar-se a uma nova realidade, onde claro está, temos de falar da revolução elétrica. Tanto os seus híbridos PHEV, como os seus 100% elétricos, são capazes de conjugar segurança, design, e performance.
Para mim, o melhor elétrico que conduzi até agora, que mais me encheu as medidas, foi o C40 da gigante Sueca. Pois bem, agora temos uma nova surpresa, com um preço mais apelativo (a começar nos 37.900€)… Abram alas ao EX30!
Volvo EX30: Rápido até dizer chega! É uma nova geração!
Especificações Técnicas para todos os modelos:
Single Motor (RWD)
- Potência: 272 CV
- Binário: 343 Nm
- Bateria: LFP; 51 kWh
- Autonomia (WLTP): 344 km
- 0-100 km/h: 5,7 segundos
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Carregamento: 10-80% em até 26 m (CC a 150 kW)
Single Motor Extended Range (RWD)
- Potência: 272 CV
- Binário: 343 Nm
- Bateria: NMC; 69 kWh
- Autonomia (WLTP): 480 km
- 0-100 km/h: 5,3 segundos
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Carregamento: 10-80% em até 28 m (CC a 175 kW)
Twin Motor Performance (AWD)
- Motorização: dois motores, um por eixo
- Potência: 428 CV
- Binário: 543 Nm
- Bateria: NMC; 69 kWh
- Autonomia (WLTP): 460 km
- 0-100 km/h: 3,6 segundos
- Velocidade máxima: 180 km/h
- Carregamento: 10-80% em até 28 m (CC a 175 kW)
Portanto, o novo Volvo EX30 vem complementar a atual oferta elétrica da fabricante, agora numa alternativa um pouco mais compacta. Continua a ser um SUV, agora dentro do segmento B-SUV, a seguir a linha de design da Volvo. É um carro 100% elétrico, mais jovial, mais prático, que tenta ir buscar novos clientes para a marca!
Porém, apesar de mais pequeno, e mais barato, o compromisso com a segurança e tecnologia não ficou esquecido. Nem com a potência, visto que até na versão mais barata do EX30, temos 272 cavalos de potência, e 342nm de binário.
Aliás, basta olhar para o interior do veículo para perceber que a preocupação com a qualidade de construção, especialmente na parte dos acabamentos, continua bem viva.
Sim, algumas partes estão mais simples, como podemos ver pelo uso de um único ecrã central de 12.3”, um pouco à imagem do Model 3 da Tesla.
Mas, como a Tesla provou, esta é uma alternativa que os condutores aceitam sem grandes problemas.
Curiosamente, este único ecrã também foi pensado para oferecer uma vista tranquila, ao eliminar tudo aquilo que não tem importância para o condutor durante a viagem. Também temos algum foco na segurança e conforto, especialmente à noite, em que a Volvo evita o esforço ocular neste ecrã. Dito isto, como é óbvio, continuamos a ver uma Volvo de mãos dadas com a Google, visto que o Sistema Operativo continua a ser o Android Automotive da gigante da pesquisa internacional.
Um elétrico rápido, mas eficiente!
A Volvo tem modelos diferentes para necessidades diferentes, onde até podemos ver tipos de baterias diferentes. Assim, tudo começa pela bateria LFP de 51kWh, para utilizadores mais focados em curtas distâncias, com a capacidade de carregar dos 0 aos 80% em menos de 50 minutos.
Posteriormente a este modelo, temos ainda versão com 69kWh (480kms) e ainda uma versão mais pujante, com a mesma bateria, mas 2 motores elétricos para chegar a novos níveis de performance.
Preço e lançamento
A Volvo arranca já com o processo de encomendas do novo EX30 em Portugal, com o preço da versão base (‘Single Motor Core’) a começar nos 37.900€ (ou 30.800€ sem IVA). A Volvo oferece cinco anos de manutenção programada incluída.
As primeiras unidades previstas para entrega a clientes chegam no início de 2024. Este é o primeiro hatchback a sério do mundo elétrico.
Antes de mais nada, o que pensa sobre esta nova alternativa elétrica? É isto que o mercado precisa? Ou deveria ser um pouco mais barato, para que a Volvo conseguisse assim passar a perna a outras fabricantes, que já começaram a apontar para elétricos a 25 mil euros?
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