A Volvo acabou de levantaro véu que escondia o ES90, a sua primeira berlina 100% elétrica que vem com muita vontade de mudar o jogo. Sim, goste ou não da fabricante, este automóvel não vem à Europa para brincar.
Sendo exatamente por isso que chega com uma autonomia perto dos 700 quilómetros, e claro, com suporte a carregamentos ultrarrápidos. Aliás, é um automóvel que quer fazer frente a rivais pesados como o BMW i5, o Audi A6 e-tron e Tesla Model S.
Volvo ES90 é oficial e oferece 700 km de autonomia!
O ES90 aparece com um perfil fastback com 5 portas. Ainda assim, apesar de não ser bem um SUV, tem uma postura bastante elevada com uma distância ao solo de 17~18cm. Nas outras medidas, temos 5 metros de comprimento, uma distância entre eixos de 3.1 metros, tudo isto num design extremamente eficiente (0.25 de coeficiente de arrasto).
Temos também de dizer que são medidas que garantem muito espaço interior, tanto para o condutor como também para os passageiros.
O que temos de novo?
A grande novidade está na arquitetura de 800V, que claro está, além de boa performance, permite também carregamentos incríveis capazes de chegar a 350 kW. Para ter ideia do que isto quer dizer, é possível ganhar 300 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos.
Motorizações
- Single Motor Extended Range: motor traseiro de 333 cv, bateria de 92 kWh e 650 km de autonomia.
- Twin Motor: dois motores, 449 cv, bateria de 106 kWh e 700 km de autonomia.
- Performance: os mesmos dois motores, mas com 680 cv.
Como estamos de interior?
A Volvo sabe muito bem o que anda a fazer, sendo capaz de conjugar simplicidade a espaço e conforto. Mas, temos obviamente se salientar o ecrã central de 14.5” (Google), bem como um HUD para informações essenciais. Vale a pena dizer que espaço há de sobra com uma bagageira de 424 litros (que pode ir aos 733), com o acréscimo de um espaço frontal de arrumação de 22 litros.
Segurança de referência
Como seria de esperar num Volvo, a segurança é prioridade. Sensores, LiDAR, câmaras e radares garantem uma vigilância apurada, enquanto o Driver Understanding System monitoriza sinais de fadiga ou distração do condutor. Para os passageiros, há um sistema de deteção que impede que crianças fiquem esquecidas no carro.
Disponibilidade
As pré-encomendas já estão abertas, mas as primeiras unidades só chegam a Portugal no final do ano ou início de 2026. Com o ES90, a Volvo quer redefinir o conceito de berlina elétrica. Resta saber se consegue bater os gigantes do segmento.