Volvo é o exemplo de que Portugal quer carros elétricos!

Em Portugal ainda existe muito a mania de comprar carros Premium usados ou usados e importados, de forma a manter algum estatuto na estrada, sem ser necessário gastar o dinheiro que um carro rigosorosamente novo obriga.

Ainda assim, a Volvo, que é uma marca bem encaixada no segmento premium, está a mostrar que é possível crescer em Portugal, especialmente dentro do novo mundo eletrificado. Afinal de contas, os números mostram um futuro incrível para a fabricante Sueca, e na verdade, para toda a eletrificação automóvel.

Volvo é o exemplo de que Portugal quer carros elétricos!

Portanto, a Volvo Car Portugal apresentou hoje, em Lisboa, os resultados referentes ao ano de 2023. Claro que, antes de entrar no tema Portugal, tudo começou com uma introdução aos objetivos da empresa a uma escala mais global, bem como os resultados da mesma.

Dito isto, caso não saiba, o último Volvo a Gasóleo vai sair das linhas de produção ainda durante este primeiro trimestre de 2024, com o foco da fabricante a ficar cada vez mais do lado dos carros eletrificados, sejam estes 100% elétricos (BEV) ou híbridos (PHEV e MHEV). Sendo exatamente por isso que a Volvo quer atingir a eletrificação plena em 2030.

Como se portou Portugal?

Pois bem, Tiago Barreiros e Domingos Silva, respectivamente Chief Financial Offer e Commercial Director da Volvo em Portugal, detalharam alguns números da performance da marca no ano que passou.

Assim, tivemos cerca de 5.118 unidades matriculadas no ano de 2023, o que por sua vez equivale a um crescimento de 42% em relação ao ano anterior, sendo também o segundo melhor resultado de sempre a nível nacional. No geral, as vendas da Volvo representaram uma quota de mercado de 2,56%, tendo refletido igualmente o melhor ano de sempre para a marca em rentabilidade.

Os modelos Volvo mais vendidos em Portugal foram:

  • Volvo XC40 – 56% das vendas totais
  • Volvo XC60 – 19% das vendas totais
  • Volvo C40 – 10% das vendas totais

Curiosamente, todos eles modelos com eletrificação à mistura. Aliás, o XC40 Recharge e C40 Recharge, foram considerados pela Leak.pt como dois dos melhores elétricos disponíveis no mercado Nacional quando fizemos o ensaio em 2023.

Outro elétrico a fazer sucesso… O EX30!

O EX30 ainda não começou a rolar nas estradas Portugueses de forma oficial, visto que as unidades que poderá ver, são aquelas que estão a ser testadas pela imprensa Nacional.

Ainda assim, a realidade é que este novo elétrico de entrada de gama, mas ainda assim considerado um automóvel Premium, é já um sucesso em Portugal. Com encomendas bastante acima do previsto, e curiosamente, com um público muito mais jovem relativamente ao que é normal no mundo Volvo.

Volvo cresceu e tenciona crescer ainda mais!

Para terminar este artigo, temos de referenciar alguns marcos históricos! Como é o facto de a Volvo ter conseguido meter no asfalto cerca de 708 mil automóveis durante o ano de 2023. O que por sua vez significa um aumento de 15% face ao ano anterior.

Sendo também preciso salientar que o ano de 2023 parece indicar à Volvo que estamos prestes a chegar ao ponto de inflexão no mundo automóvel… Ou seja, em 2025, ou 2026, vamos ver os consumidores a preferirem apenas e só carros elétricos, em vez das tradicionais alternativas a combustão.

Porém, segundo a marca, não existem planos para entrar em guerras de preço com as restantes fabricantes, como é o caso da Tesla. A Volvo acredita no seu produto, e tem planos alinhavados a longo prazo.

O EX30 é um exemplo disso!

Ao chegar ao mercado com muita qualidade, ao mesmo tempo que apresenta um preço muito competitivo para a realidade elétrica atual.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também