Atenção! Quando voltar à conta Google pode já não o ter!

Imagine que sempre utilizou o Google Fotos para guardar as suas memórias fotográficas ao longo de vários anos e depois mudou para iPhone e passou a confiar apenas no iCloud. Isto é algo que acontece muitas vezes e só mais tarde quando se regressa ao mundo Android é que nos deparamos com imagens que pensávamos já não existirem. É verdade que algumas pessoas instalam o Google Fotos no iOS. No entanto muitas outras deixam de o fazer. Mas não é preciso mudar-se para iOS para deixarmos o Google Fotos temporariamente. Isto porque também podemos recorrer aos serviços da Microsoft. Mas e se lhe dissermos que quando voltar à sua conta Google pode já não a ter?

Atenção! Quando voltar à conta Google pode já não o ter!

Esta informação não é propriamente nova. No entanto só agora é que esta decisão da Google será posta em prática.

Dito isto, foi em 2020 que a Google revelou ao mundo esta medida. Assim disse que
removeria o conteúdo armazenado numa conta inativa para preservar o espaço de armazenamento. A Google atualizou a sua política de inatividade para que as contas antigas e não utilizadas terminem a partir do final deste ano.

Para além de o endereço de e-mail ficar inacessível, as mensagens do Gmail, os eventos do Calendário, o Drive, o Docs e outros ficheiros do Workspace, bem como as cópias de segurança do Google Fotos, serão removidos.

não utilize o Google

“Se uma Conta Google não tiver sido utilizada ou iniciado sessão durante pelo menos 2 anos”, a Google eliminará assim essa conta pessoal e o respetivo conteúdo.

De momento, a Google não está a planear eliminar as contas com vídeos do YouTube. (Isto complicaria, uma vez que alguns clips antigos abandonados podem ter relevância histórica).

Entretanto a Google começará a eliminar as contas inativas em dezembro de 2023 (na melhor das hipóteses) e adotará uma “abordagem faseada”. Assim começa pelas “contas criadas e nunca mais utilizadas”. A empresa afirma que “vai implementar esta medida de forma lenta e cuidadosa”.

Dois anos não é nada

Imagine que durante dois anos resolve fazer uma incursão pelo mundo Apple e compra um iPhone. Nessa altura não configura qualquer conta Google. Depois decide voltar e quando vai configurar a sua conta Google onde estão vários dados já não a tem.

O que mantém uma conta ativa

  • Ler ou enviar uma mensagem de correio eletrónico
  • Utilizar o Google Drive
  • Ver um vídeo do YouTube
  • Transferir uma aplicação na Google Play Store
  • Utilizar a opção Iniciar sessão com a Google para iniciar sessão numa aplicação ou serviço de terceiros
Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também