Como estamos fartos de dizer na Leak.pt, o mundo automóvel está neste momento a passar por uma revolução elétrica, onde não estamos apenas a falar da disseminação dos veículos 100% elétricos, mas também nos muitos (e cada vez mais) modelos eletrificados como os HEV e PHEV.
No entanto, começa a ser mais do que óbvio que os motores a combustão têm os dias contados, pelo menos para o mercado ‘tradicional’. Por isso, as grandes fabricantes automóveis estão a fazer um autêntico all-in na mobilidade elétrica. Onde temos de salientar a VW, que depois do escândalo do ‘dieselgate’ há alguns anos atrás, parece ter dado uma volta de 180º para voltar a conquistar a confiança dos consumidores, e claro, ser uma das primeiras naquilo que pode ser um mercado bastante lucrativo num futuro muito próximo.
Pois bem, a VW acabou de revelar uma das suas grandes apostas para o futuro, o ID. Life, que basicamente é um carro 100% elétrico super barato, com poucos compromissos.
Volkswagen ID. Life tem a missão de massificar os veículos elétricos
Portanto, é inegável que os carros elétricos ficaram muito mais populares nos últimos 5~10 anos, o que claro está, muito se deve à queda de preços de vários modelos premium, e lançamento de modelos mais orientados às carteiras mais magras.
Pois bem, é nesta tendência que aparece o ID. Life, um carro da mesma gama do ID.3 e ID.4, mas mais orientado para quem quer um carro elétrico, mas não está disposto a vender um rim no mercado negro. Afinal de contas, o novo pequeno elétrico da VW vai custar cerca de 20 mil euros, em 2025, sem contar com eventuais ajudas do estado.
Dito tudo isto, a julgar pelo aspeto e especificações técnicas, o novo ID, que é ainda um conceito e não um modelo final, parece um modelo crossover muito baseado no atual ID.3. Mas… Com um design mais ‘elétrico’.
Curiosamente, temos algumas partes removíveis, como o capô e a parte de cima, bem como vários materiais produzidos tendo como base componentes recicláveis, o que por sua vez, permite um corte no peso total da viatura. Aliás, até os pneus são feitos de borracha natural, bio-oil, etc…
Sustentabilidade é a palavra de ordem para a “nova” VW.
Entretanto, além desse foco ecológico, a VW também quer que o ID. Life ofereça muito daquilo que os seus modelos mais recentes já fazem, ou seja, uma experiência segura, e super digital. Afinal de contas, segundo a apresentação, o pequeno carro consegue converter-se numa sala de cinema, ou salão de jogos, numa questão de segundos.
Curiosamente, à semelhança do Honda-e que já tivemos a oportunidade de analisar, o ID. Life usa câmeras e ecrãs em vez de espelhos.
Por fim, no campo da motorização, temos um motor capaz de 127KW, o que por sua vez permite uma aceleração dos 0~100KM/h em apenas 6.9s. A bateria fica pelos 57 kWH, o que por sua vez oferece uma autonomia de 400Km (WLTP).
O novo ‘Life’ chega algures em 2025 com o preço esperado de 20 mil euros. Naquilo que é uma aposta da VW, para até 2030, chegar aos 70% de vendas de veículos elétricos na Europa, e 50% no continente Americano.