Volkswagen ID.2 – Revolução 100% elétrica acessível deu a cara!

Apesar de algumas dificuldades nestes últimos anos, o Grupo Volkswagen tem vindo a mudar bastante a maneira como desenvolve e lança automóveis, especialmente após o afamado caso do Dieselgate, ao oferecer alternativas capazes de trazer imensas novidades tecnológicas, potência, autonomia, bem como o segurança, quase sempre muito focadas no novo mundo elétrico.

Porém, tudo isto vem com um problema muito sério… Estas propostas são quase sempre demasiado caras para o bolso do mais comum dos condutores.

Por isso mesmo, como deve imaginar, o objetivo de qualquer grande fabricante automóvel passa pelo desenvolvimento de um carro 100% elétrico interessante na lista de especificações, e claro, acessível às grandes massas em termos de esforço financeiro. Curiosamente, a VW é quem parece estar mais perto do obejtivo!

Assim sendo, com o objetivo de chegar ao mercado abaixo dos 20.000~25.000€, conheça o Volkswagen ID.2 de perto!

A variante de produção já chegou as câmaras mais atentas com o carro conceito ID.2all. Na realidade, este carro marca o início do projeto de nova geração Volkswagen, ou melhor, da criação e lançamento de veículos elétricos potencialmente abaixo dos 20.000 euros. No entanto, para já, o valor já subiu um máximo até 25.000 euros.

“Para já” porque com rivais de peso como o Peugeot e-208, o Corsa Electric e o Renault 5 EV, tudo ainda pode mudar, com os preços a ficarem bastante mais competitivos antes da disponibilização dos primeiros modelos no mercado propriamente dito.

Volkswagen ID.2 – Oque vai mudar?

Ora bem, para conseguir um preço acessível, a VW vai ter de adaptar algumas das tecnologias disponíveis e ao seu alcance. Estamos a falar da utilização da famosa plataforma MEB com algumas modificações focadas na “poupança”.

Assim, ao contrário dos seus irmãos, que vão desde a família ID.3 ao Skoda Enyaq com tração traseira, temos uma grande mudança com o uso de tração dianteira, bem como a utilização de uma suspensão “mais básica” no eixo traseiro graças à utilização de barra de torção.

Em suma, segundo a Volkswagen isto vai aumentar a praticidade do modelo enquanto mantém os custos controlados! A ideia é oferecer um carro para todos!

Quanto a pormenores…

Apesar da data de produção ainda distante, já temos alguns números ao nosso dispor. Desde a sua potência de 223 cv, o suficiente segundo a empresa, para acelerar dos 0-100 km/h em apenas 7 segundos. Isto a tirar partido de dois packs de bateria distintos com 38 e 56 kWh respetivamente.

No campo da autonomia, é esperado um máximo de 450 km com o pack de maior capacidade disponível, capaz de ir dos 10 a 80% em apenas 20 minutos se utilizar a potência de carregamento máxima de 125kW.

Já no campo de design, a verdade é que as suas linhas de carroceria apresentam um bocadinho de vários modelos. Num misto característico que vai desde o famoso carocha, ao Polo, passa pelo Golf, e acaba por também passar um bocadinho pelo Passat. Tudo isto com um olhar desportivo à mistura.

Curiosamente, esta nova oferta fica longe do design já comum da família ID.3, ID.4 e adiante e apesar de ser mais curto que o Polo atual, a sua distância entre eixos dianteiro e traseiro é 5 cm superior.

VW ID.2 interior acessível e inteligente!

Indo para o seu interior a verdade é que temos aqui um misto de opiniões, desde um olhar minimalista a um olhar mais tecnológico e sofisticado. No entanto, a verdade é que supera até alguns dos seus irmãos mais caros, isto se chegar assim ao mercado na versão final.

Estamos a falar da implementação de um ecrã de 10,9 polegadas para o condutor ver toda a informação necessária e de um ecrã para o sistema de infoentretenimento de 12,9 polegadas. Uma oferta que facilmente impressiona mesmo entre outros modelos da própria empresa.

O que impressiona ainda mais é o marco que o carro conceito VW ID.2all confirmou. A chegada de botões físicos!

Em suma, a Volkswagen deu um paço atrás e para melhor com a reintrodução dos botões físicos de fácil uso e acessibilidade ao contrário da sua implementação de botões touch quer por muitos condutores eram considerados pouco intuitos e até “perigosos na condução”.

Ademais, o que pensa sobre o novo ID.2all? Partilhe connosco se um 100% elétrico de qualidade a 25.000€ é o suficiente para o convencer nos comentários em baixo.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também