O que é preciso para avançar na revolução elétrica do mundo automóvel? É simples! Baterias com maior capacidade, mais compactas, com carregamentos mais rápidos, e claro, mais duráveis.
Pronto… Verdade seja dita, não é assim tão simples… Mas, ao que tudo indica, já temos algumas evoluções a caminho do mercado.
Volkswagen: 700 quilómetros numa única carga!
Portanto, O Grupo Volkswagen, que tem feito uma grande aposta no mundo elétrico, prepara-se agora para lançar uma revisão à sua popular plataforma MEB, específica para EVs. Estamos a falar da MEB+, que traz consigo a promessa de maior autonomia, e carregamentos ainda mais rápidos.
Quais são as grandes diferenças?
Bem, de forma muito resumida, apesar da manutenção da arquitetura de 400V, a marca anunciar que, em média, a autonomia vai saltar para os 700 quilómetros, em vez dos atuais 550, e as velocidades de carregamento vão chegar até um máximo de 200kW, em vez do atual máximo de 170kW.
Entretanto, além de tudo isto, que deve ser bem mais importante para a VW, e também para nós, os condutores, estas novas baterias vão também ser significativamente mais baratas de produzir. Afinal, o Grupo VW está à espera de uma redução de até 50% nos custos de produção, ao mesmo tempo que também pensa em aumentar a produção, para facilitar ainda mais esta queda de preços, e conseguir responder à procura dos consumidores.
Contudo, esta revisão apenas deve chegar ao mercado em 2026. Por isso, ainda temos muito que esperar.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado nos elétricos da VW? Ou acha que a gigante Alemã está atrás de algumas rivais dentro do mundo automóvel? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!