Vodafone para Amigo… Ou Vodafone para Vodafone?

Todos nós sabemos que as marcas Uzo, Woo e Amigo são submarcas das três grandes operadoras Nacionais (MEO, NOS e Vodafone). Se formos mesmo 100% honestos, no fundo, apesar de nomes diferentes, são as mesmas exatas empresas.

Ou melhor, como os agentas das marcas dizem, faz tudo parte do “grupo”. Ou seja, a Amigo é a Vodafone, a Uzo é a MEO, e claro, a Woo é a NOS.

Por isso, apesar de no caso da fibra ótica destas marcas low-cost apenas existir cobertura  onde a DIGI já está ativa, a realidade é que estas submarcas utilizam a mesma exata infraestrutura das suas marcas “mãe”. Seja no lado da fibra, ou no lado da rede móvel 4G e 5G.

Aliás, em muitos casos, não é apenas a infraestrutura… São também os recursos humanos.

Dito tudo isto, temos agora um relato de um utilizador dos serviços Yorn desde 2001, que tentou fazer portabilidade para a Amigo. Resultado? Problemas e impunidade.

Vodafone para Amigo… Ou Vodafone para Vodafone?

Portanto, o consumidor que nos contactou está a tentar fazer uma portabilidade dentro do grupo Vodafone. Ou seja, de um tarifário Yorn, para um novo tarifário Amigo.

Isto obviamente em busca de uma significativa poupança mensal, visto que depois da entrada da DIGI em Portugal, é possível assinar um tarifário Amigo com 100GB de dados mensais a 5€, ou com dados ilimitados a 7€.

Mas, por fazerem parte do mesmo grupo, parece que a Vodafone e a Amigo se estão a livrar de cumprir as regras. Ora leia:

Pedido de Portabilidade

“No dia 23 de novembro de 2024, solicitei a portabilidade do meu número móvel para a operadora Amigo. Recebi a confirmação via e-mail por volta das 20h40 do mesmo dia. De acordo com a legislação vigente, a portabilidade deveria ter sido concluída no prazo máximo de 24 horas.

Atraso na Portabilidade

“Contrariando o prazo legal, a portabilidade apenas foi efetivada no dia 9 de dezembro de 2024, resultando num atraso de 16 dias.”

Resposta da Operadora

“Ao questionar a Amigo sobre a compensação prevista na lei de 2,5€ por cada dia de atraso, fui informado de que, por se tratar de uma portabilidade interna dentro do grupo Vodafone, a legislação não se aplicaria, isentando-os de qualquer compensação.”


Isto é de facto estranho, porque a Amigo apresenta-se, muitas vezes, como uma marca independente à Vodafone.

Isto é especialmente verdade quando o tema é a limitação da cobertura de alguns dos seus serviços, como é o caso da Fibra Ótica.

Porém, quando o tema são obrigações legais, já é uma marca que depende da Vodafone.

Se quísessemos ver isto pelo lado do consumidor, o mesmo seria penalizado em 0.50€ por dia, pelo atraso no pagamento de uma qualquer fatura. Porém, no lado da operadora, já não existe qualquer responsabilidade pelas falhas.

Vale ainda a pena salientar que este leitor seguiu com uma queixa à ANACOM.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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