Hoje em dia, qualquer utilizador dá um nível de importância extremamente elevado à sua privacidade, e segurança, especialmente quando o tema é a sua rede pessoal, dentro de sua casa. Ainda assim, continua a ser extremamente comum ver vizinhos a invadir, e a utilizar, sem grandes problemas ou dificuldades, qualquer rede Wi-Fi menos protegida.
Vamos aprender como descobrir se a nossa Internet está a ser utilizada por outros?
Como impedir que os vizinhos utilizem o seu Wi-Fi!
Portanto, como hoje em dia temos tudo, ou quase tudo, disponível na Internet, é extremamente importante termos a certeza que a nossa rede Wi-Fi está protegida. Afinal de contas, se grande parte dos nossos vizinhos são boas pessoas, há sempre um outro mal intencionado, e que claro está, pode ter alguns conhecimentos no campo da tecnologia.
1º Passo – Ver que aparelhos estão ligados ao seu router
Antes de mais nada, é boa ideia perceber se tem algum dispositivo desconhecido ligado à sua rede Wi-Fi, através da interface do seu router. Basta aceder ao endereço 192.168.0.1, fazer login na página, e localizar o separador que diz “Dispositivos Conectados”.
2º Passo – Mude a password da sua rede Wi-Fi
Mesmo que não tenha nenhum aparelho estranho ligado à sua rede, é boa ideia mudar a password para algo um pouco mais complexo e fora do normal. Opte por passwords com números, letras e caracteres, e evite datas de nascimento, nomes, etc…
3º Passo – Use o protocolo WPA
Não sabe o que é? Estamos a falar do Wi-Fi Protected Access, que é um certificado de segurança desenvolvido pela Wi-Fi Alliance, de forma a melhorar o nível de segurança dos aparelhos móveis. Verifique se o seu router está a utilizar o protocolo WPA2 ou WPA3.
4º Passo – Ative o modo de convidado
Se permitir o acesso ao seu Wi-Fi a muitas pessoas, especialmente a pessoas que não são residentes, ou nem são muito suas amigas… O ideal é a utilização do modo de convidado. Vamos tentar não dar a password a toda a gente, não é caro leitor?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já proteger o seu router Wi-Fi? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.