Vivo V21 – Já sabemos, há alguns meses, que a Vivo quer apostar no mercado Português! O que é obviamente positivo para todos nós, porque, claro está, mais alternativas é quase sempre igual a algo bom para o consumidor, especialmente se for para trazer alguma concorrência a algumas outras marcas que parecem estar demasiado à vontade... Coff… Coff… Samsung e Xiaomi… Coff… Coff. (Epá, desculpem a minha tosse, ainda estou a sofrer com as alergias primaveris.)
Mas lá está, é nesta review que eu quero ir à procura da resposta a uma pergunta que fiz à própria equipa da Vivo, no primeiro evento da marca em solo Nacional.
Afinal, estamos a olhar para uma outra marca Chinesa, que apenas quer vender alguns smartphones, e talvez roubar um pouco da quota de mercado que a Huawei deixou em cima da mesa, ou estamos a olhar para uma fabricante com o potencial de mudar o paradigma do mercado de smartphones neste pequeno paÃs à beira mar plantado?
Bem, vamos por partes!
Vivo V21: Primeira review a um smartphone de uma marca que pode meter Portugal a ferver!
Portanto, antes de mais nada, o Vivo V21 não é de todo um smartphone topo de gama! Esse está prestes a chegar ao mercado Português na forma do Vivo X80 Pro, um aparelho que também vamos ter a oportunidade de testar em primeira mão, assim que chegar a terras lusas.
Mas lá está, apesar da importância que se dá aos Galaxy S22 Ultras, iPhones Pro, Find X5s Pro, e Xiaomis 12s Pro… A verdade é que a grande maioria do volume, para estas grandes fabricantes, está na gama média e na gama baixa. Por isso, quando uma marca quer entrar num novo mercado, tem de ter muita atenção a este campo, porque a luta para chamar a atenção dos consumidores, vai ser inegavelmente árdua.
Será que o Vivo V21 se enquadra dentro desta premissa? Vamos primeiramente olhar para as suas especificações técnicas.
- Ecrã: AMOLED, 6.44”, 500nits, 90Hz, HDR10+, 1080 x 2400 (409ppi)
- Processador: MediaTek Dimensity 800U
- Memória: 8GB de memória RAM
- Armazenamento: 128GB
- Bateria: 4000mAh com suporte a carregamento rápido de 33W. (Carregador incluÃdo)
- Câmeras Traseiras:
- 64 MP, f/1.8, 26mm (wide), 1/1.72″, 0.8µm, PDAF, OIS
- 8 MP, f/2.2, 120Ëš, 16mm (ultrawide), 1/4.0″, 1.12µm
- 2 MP, f/2.4, (macro)
- Câmera Frontal: 44MP f/2.0 (Com flash!)
- Dimensões: 159.7 x 73.9 x 7.3 mm
- Peso: 176g
Muito resumidamente, temos uma lista de ‘specs’ bastante equilibrada, tendo em conta que é um aparelho que podemos encontrar no mercado entre os 250€ e os 300€.
Mas já falaremos um pouco mais sobre isto na parte da performance.
Primeiras Impressões
Como disse em cima, o Vivo V21 não é de todo um smartphone de gama alta, no entanto, assim que o tirámos da caixa, foi possÃvel notar que o aparelho traz imediatamente para cima da mesa um feeling de utilização bastante premium, um pouco acima daquilo que um telemóvel deste preço deveria ser capaz de oferecer. Isto já para não falar dos acabamentos, e da cor enviada pela marca para análise. Muito resumidamente, o Vivo V21 foi capaz de impressionar assim que saiu da caixa.
Isto a nÃvel de aspeto, porque quando o ligamos e o configuramos, também é fácil notar que existe uma atenção ao detalhe muito interessante por parte da Vivo, especialmente, porque tudo parece super fluido! O que claro está se deve aos 90Hz e grande qualidade de imagem do ecrã AMOLED de 6.44”.
Ecrã
Como mencionámos na lista de especificações, temos aqui um ecrã AMOLED de 6.44”, resolução de 1080 * 2400, capacidade de chegar aos 90Hz, e ainda suporte a HDR10+. Um pacote, que para o preço, não está mesmo nada mal. Afinal de contas, não fica muito longe daquilo que o Xiaomi Mi 11 Lite 5G oferece, um aparelho de gama média que também tivemos a oportunidade de analisar, e nos impressionou bastante no campo da performance e qualidade de imagem.
Mas, tenho uma coisa a apontar! É que nesta gama de preços, já é possÃvel meter as mãos no POCO F3, que por sua vez é capaz de chegar aos 120Hz no seu ecrã OLED! Se bem que com uma qualidade de imagem um pouco menos interessante.
Dito tudo isto, o ecrã do Vivo V21 chega a nÃveis de brilho muito bons, mais ou menos 500 nits, com um modo automático capaz de dar um outro boost a estes números. Ao mesmo tempo é capaz de oferecer um nÃvel de cor, fiável, ou seja, muito vivo e próximo da realidade.
Em suma, é um ecrã bom, e fica por aÃ.
Performance
Em 2022, a MediaTek lançou alguns SoCs extremamente interessantes e competitivos, mas, de forma um pouco infeliz, o Dimensity 800U que podemos encontrar neste Vivo V21 não é mesmo nada de especial. Isto, apesar de ser acompanhado por uma boa quantidade de memória RAM (8GB), e armazenamento francamente rápido.
É um processador que podemos encontrar noutros aparelhos desta mesma gama, mas que quase sempre nos faz desejar que o seu nome mudasse para Qualcomm Snapdragon. Mas… Isto tem algum efeito no uso do dia-a-dia? Se não jogar, provavelmente não!
No uso diário, o smartphone portou-se sempre bem, sem soluços ou comportamentos estranhos. Mas lá está, se quiser jogar algum dos jogos mais populares do mundo mobile, como é o caso de Fortnite ou de Genshin Impact, vai ver as definições gráficas a irem para o Low de forma super rápida.
Em suma, se for um gamer sério, talvez seja boa ideia olhar para outros aparelhos desta gama de preços, como o OnePlus Nord 2 com o Dimensity 1200, ou os já mencionados Mi 11 Lite 5G (Snapdragon 780G) e Poco F3 (Snapdragon 870). Por outro lado, se não der valor aos jogos, fique a saber que não terá grandes problemas nesta vertente.
Câmera
Como tenho vindo a dizer, num mundo em que temos centenas de smartphones iguaizinhos, é aqui que se separa o trigo do joio. Pois bem, no V21, a Vivo tomou a decisão de dar mais importância à câmera frontal, equipando-a com um sensor de 44MP e capacidades de estabilização de imagem.
Assim, é uma daquelas pessoas que tira selfies todos os dias, nem que seja apenas e só para gozar com os seus amigos? Ou adora videochamadas? Bem, o Vivo V21 é sem qualquer tipo de dúvida uma boa alternativa para si. Afinal de contas, temos dois flashes incorporados na margem de cima do ecrã, apenas e só para o ajudar a iluminar o ambiente à sua volta, e assim, tirar a selfie perfeita. (Consegue imaginar estar num bar ou discoteca com os amigos, e querer uma selfie épica? Bem, aqui, até tem a sua própria fonte de luz!)
Já no campo do módulo traseiro, temos uma composição bem mais própria da gama média, e por isso, bastante mais aborrecida. Mas isto não significa que as fotos sejam más, muito pelo contrário, a Vivo faz um bom processamento de imagem, e não é preciso ter grande sorte (ou jeito), para capturar uma boa imagem.
Como pode ver em baixo:
Bateria
Aqui temos uma bateria de 4000mAh, que não é de todo super extraordinária, mas cai em linha com aquilo que podemos encontrar nesta gama de preços. Dito isto, sempre consegui um dia inteiro de utilização, ainda com 20 ou 30% de bateria no tanque. Chegar à s 8h de ecrã ligado não é difÃcil, o que muito se deve à maneira como o sistema operativo gere os recursos disponÃveis.
Claro que se quiser jogar, a coisa complica mais um pouco, mas como disse em cima, se é para jogar, não faz sentido optar pelo Vivo V21.
Entretanto, no campo do carregamento, temos um carregador de 33W incluÃdo, o que hoje em dia começa a ser uma raridade. Dito isto, consegue carregar dos 0 aos 100% em menos de uma hora, sem grandes dificuldades. (Não tem carregamento sem fios… Duh!)
Conclusão
É um bom telemóvel para si? Bem, se quer um aparelho bonito, fino, leve, e com uma capacidade de tirar selfies incrÃvel? Claro que sim! Mas se dá mais valor à performance, e aos jogos, nem por isso.
É diferente do habitual? É isto que a Vivo vai trazer? Sim, apesar de em muitos aspetos ser mais do mesmo, temos alguns toques muito interessantes, capazes de diferenciar a marca de tudo o resto. Como é o exemplo do grande foco na câmera frontal, que até 2 flashes traz para cima da mesa.
No geral, gostei desta oferta da Vivo, e espero com muito entusiasmo o que a gigante Chinesa vai fazer por estes lados, nos próximos tempos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!