Um juiz federal da Califórnia indicou que a Google será em breve forçada a abrir a Play Store. Isto na sequência de um veredito do júri que considerou o gigante tecnológico culpado de monopolizar a distribuição e faturação de aplicações para Android. O juiz James Donato criticou a resistência da Google ao veredito e deu a entender que as soluções podem ter implicações globais. Esta decisão decorre de uma longa batalha legal entre a Epic Games, criadora do popular jogo de vídeo Fortnite, e a Google. Resumidamente, a vitória da Epic pode estar próxima!
Vitória da Epic face a Google pode estar muito próxima!
A Epic acusou a Google de abusar do seu poder sobre as aplicações para Android, tendo já estado em desacordo com a Apple por causa das práticas monopolistas da App Store da empresa.
A ordem do juiz, prevista para as próximas semanas, poderá alterar drasticamente o panorama das aplicações para Android. O juiz Donato deixou claro que espera uma ação rápida da Google, considerando inadequado o prazo de implementação de 12 a 16 meses proposto pela empresa. Sugeriu também que as medidas corretivas se poderiam aplicar para além das fronteiras dos EUA. Isto tendo em conta a conclusão do júri de que existe um comportamento anticoncorrencial a nível mundial.
Entretanto nos últimos anos, a Google tem sido objeto de um intenso controlo antitrust. Assim na semana passada, um outro tribunal federal decidiu que a Google tinha monopolizado ilegalmente os mercados de pesquisa e publicidade online. O Departamento de Justiça está alegadamente a considerar uma potencial separação da empresa em resposta a esta decisão.
A Epic Games propôs soluções como a concessão de acesso a milhões de aplicações na loja Google Play a lojas de aplicações de terceiros, sugerindo que estas medidas se aplicassem durante seis anos. A Google contra-atacou, argumentando que um ou dois anos seriam suficientes. O juiz Donato indicou que a sua decisão duraria provavelmente pelo menos três anos e incluiria a nomeação de um comité técnico para supervisionar a conformidade da Google.
Entretanto este caso é particularmente significativo. Tudo porque marca a primeira vez que um tribunal dos EUA tenta travar o domínio da Google. Isto após anos de processos antitrust europeus e milhares de milhões de dólares em multas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!