O que deve fazer se for vítima de uma burla online?

Foi vítima de um esquema online e não sabe o que fazer a seguir? Não entre em pânico; há algumas coisas que pode fazer para minimizar os potenciais danos e evitar problemas legais ou financeiros. Dependendo de se tratar de uma burla por correio eletrónico, uma fraude telefónica, um site falso ou outra, a sua resposta será diferente. O que deve fazer se for vítima de uma burla online? Que medidas pode tomar para salvaguardar a sua identidade e as suas finanças? Como pode evitar que outras pessoas sejam vítimas de tais fraudes?

O que deve fazer se for vítima de uma burla online?

Bloquear o vigarista

O primeiro passo para reverter o seu erro é bloquear o burlão que o enganou. Ao fazê-lo, evitará que os burlões o voltem a contactar ou tentem aplicar-lhe outra burla semelhante. Se tiver sido enganado com um esquema de phishing por correio eletrónico, bloqueie imediatamente o correio eletrónico do remetente. Se o burlão o tiver contactado através de uma mensagem de texto ou de uma chamada telefónica, adicione o respetivo número à sua lista negra.

nas palavras-passe, smartphone Android sinais, segurança em dois passos

Em determinadas burlas, os burlões não o contactam diretamente. Em vez disso, colocam armadilhas em sítios Web não seguros para enganar as vítimas. Se foi vítima de uma burla deste tipo, bloqueie essa página no seu browser ou dispositivo.

Reembolsar os pagamentos efetuados

Quando foi vítima de uma burla, pagou aos burlões? Se sim, faça o possível para reembolsar o pagamento. Há três razões que justificam um esforço adicional para obter um reembolso: receberá o seu dinheiro de volta, os burlões não serão encorajados a continuar com as suas burlas e os criminosos não utilizarão os seus fundos para apanhar outras pessoas inocentes.

Se pagou aos burlões com a sua conta bancária ou cartão de crédito, contacte o departamento de apoio competente e peça o reembolso. Se foi enganado ao enviar um cartão de oferta, contacte o fornecedor e descubra se este pode ajudar. Da mesma forma, se tiver efetuado uma transferência bancária para os burlões, faça tudo o que estiver ao seu alcance para a anular.

Congele temporariamente a sua conta bancária e o seu cartão de crédito

Também deve pedir ao departamento competente que congele temporariamente os seus fundos quando pedir um reembolso do seu cartão de crédito ou da sua conta bancária, especialmente se tiver revelado detalhes críticos durante o processo de pagamento. Desta forma, os burlões não poderão utilizar indevidamente as suas informações ou os seus fundos.

vítima de uma burla online

Se não puder congelar os seus fundos, pelo menos monitorize-os durante algumas semanas e esteja atento a transações suspeitas. Se quiser seguir melhor as transações suspeitas, pode também subscrever um serviço de monitorização de crédito.

Examine o seu dispositivo em busca de malware e ligações suspeitas

Descarregou algum anexo ou software anexado a um e-mail, clicou numa hiperligação de phishing numa mensagem de texto ou num pop-up num sítio Web suspeito? Em caso afirmativo, certifique-se de que o seu browser ou dispositivo não foi infetado. Deve analisar o seu dispositivo em busca de malware e remover quaisquer ameaças.

ecrã desfocado, Estes são os códigos secretos do seu smartphone Android!, espaço no smartphone Android, smartphone como detetor de metais, smartphone Android como detector de metais, equipamentos durem menos, Android 14 smartphones, Smartphones Android regressar, Android repor dispositivo

Se, inadvertidamente, tiver dado acesso ao seu dispositivo a burlões, certifique-se de que estes já não estão ligados ao mesmo. Pode procurar rapidamente ligações suspeitas em dispositivos Windows ou localizar golpistas que estejam a espiar o seu Mac. Por isso, certifique-se de que não há ninguém a seguir as suas actividades.

Impeça a utilização indevida das suas informações pessoais

Geralmente, existem dois tipos de informações que podem ser divulgadas quando se é vítima de uma burla: informações pessoais que não podem ser alteradas facilmente, como o nome, o número da segurança social ou a morada, e informações menos pessoais mas críticas, como detalhes de cartões de crédito, palavras-passe guardadas ou credenciais de início de sessão.

Não se preocupe em modificar as informações que são difíceis de alterar. No entanto, se expôs informações críticas que pode alterar facilmente, como a palavra-passe da sua conta, altere-a imediatamente para que os burlões não a possam explorar novamente. Da mesma forma, se expôs os dados do seu cartão de crédito, solicite um novo cartão à sua empresa.

Mas como evitar que as suas informações pessoais sejam utilizadas indevidamente – os dados privados que não pode alterar?

Denuncie o golpe às autoridades

Comunique o roubo de identidade que envolve as suas informações pessoais críticas às autoridades competentes. Desta forma, as autoridades competentes terão conhecimento desta fuga de informação e, no caso de os burlões utilizarem indevidamente os seus dados no futuro, ficará a salvo de quaisquer repercussões legais e penalizações financeiras.

vítima de uma burla online

Da mesma forma, se expôs dados que acredita pertencerem à empresa para a qual trabalha, à entidade credora a quem contraiu um empréstimo, ou semelhante, não se esqueça de notificar a empresa em causa. Desta forma, eles poderão tomar medidas contra os burlões e uma fuga desse tipo não o afetará de forma alguma.

Ao denunciar a burla, certifique-se de que fornece às autoridades o máximo de informações possível para as ajudar a encontrar e a deter os autores.

Espalhe a palavra sobre a burla

Depois de bloquear os burlões, pedir reembolsos, congelar os seus cartões de crédito, analisar os dispositivos em busca de malware, impedir a utilização indevida de informações e denunciar a burla às autoridades competentes, uma outra responsabilidade que deve cumprir é a de divulgar esta burla à sua família e amigos para evitar que sejam vítimas.

Entretanto se possível, grave e carregue um pequeno vídeo no YouTube, crie um tópico no Reddit a explicar a burla ou escreva uma publicação num blogue sobre o assunto. Assim, qualquer pessoa que procure a burla saberá que existe antes de se tornar vítima. Resumidamente, isto evitará que a comunidade em geral seja vítima deste esquema.

Agora já sabe o que fazer se for vítima de uma burla online.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também