A comum constipação é a doença infecciosa mais frequente em humanos… afinal de contas, uma pessoa fica constipada, em média, algumas vezes por ano. Curiosamente, a vitamina C tem sido frequentemente reivindicada como um tratamento eficaz. Mas será que a vitamina C tem algum efeito na constipação comum?
Vitamina C: será que afinal não previne a constipação?
De onde veio esta ideia?
Por volta de 1970, o vencedor do prémio Nobel, Linus Pauling, popularizou a teoria de que a vitamina C ajudava a tratar a constipação. Inclusivamente, publicou um livro sobre prevenção ao frio usando “megadoses” de vitamina C. Isto é 18.000 mg diários. Para comparação, a DDR (Dose Diária Recomendada) é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.
Contudo, naquela época, nenhum estudo fiável provou que esta afirmação fosse verdade.
Mas, nas décadas seguintes, vários estudos controlados e aleatórios verificaram que a vitamina C teve mesmo algum efeito na constipação!
Ainda assim, os resultados foram bastante decepcionantes… uma análise de 29 estudos incluindo 11.306 participantes concluiu que a suplementação com 200 mg ou mais de vitamina C não reduz significativamente o risco de contrair uma constipação.
No entanto, o uso de suplementos de vitamina C de forma regular tem vários benefícios, incluindo:
Reduziu os sintomas de uma constipação, tornando-a menos grave.
Os suplementos diminuíram o tempo de recuperação em 8% em adultos e 14% em crianças, em média. Aliás, uma dose suplementar de 1 a 2 gramas foi suficiente para encurtar a duração de uma constipação em 18% em crianças.
Assim, embora os suplementos de vitamina C não tenham efeito sobre o risco de ficar constipado, parecem reduzir tanto a gravidade como a duração da mesma.
Mas como é que esta vitamina reduz a gravidade da constipação?
A vitamina C é um antioxidante necessário para produzir colagénio na pele. Por sua vez o colagénio é a proteína mais abundante nos mamíferos, mantendo a pele e mesmo vários tecidos resistentes e mais flexíveis.
No entanto, é menos conhecido que a vitamina C está altamente “concentrada” nas células do sistema imunitário e aquando uma infecção, é rapidamente esgotada!
De fato, uma deficiência de vitamina C enfraquece significativamente o sistema imunológico e aumenta o risco de infecções. Por esse motivo, obter vitamina C suficiente durante uma infecção é uma boa ideia.
Quais os alimentos que se deve comer quando estou constipado?
Alguns alimentos e nutrientes podem ajudar o corpo a recuperar. No passado, as pessoas usavam vários alimentos para reduzir seus sintomas. Poucos deles são cientificamente comprovados para funcionar, mas alguns são apoiados por evidências.
Flavonóides : Estes são antioxidantes encontrados em frutas e legumes. Estudos sugerem que os suplementos de flavonóides podem reduzir o risco de infecções nos pulmões, garganta e nariz.
Alho : Esta especiaria comum contém alguns compostos antimicrobianos que podem ajudar a combater infecções respiratórias.
Vitamina C: Limão, laranja, couve e pimentão vermelho.
Em suma, a suplementação não reduz o risco de ficar constipado. No entanto, é eficaz na aceleração a recuperação assim como a reduzir a gravidade dos sintomas.
E ainda, enquanto estiver a tomar este suplemento de modo a atingir a alta ingestão desta vitamina para melhorar sintomatologia, certifique-se de não tomar em demasia. Isso porque uma sobre-dosagem desta vitamina pode ter alguns efeitos adversos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!