(Especial) Já temos vírus capazes de sobreviver a uma formatação

É uma pergunta interessante, que infelizmente não tem uma resposta muito simples… Mas vamos tentar resumir a coisa para que todos consigam entender. Sim! Existem vírus capazes de sobreviver à formação, e aqui nem sequer estamos apenas a falar do PC, ou neste caso, do SO Windows, que costuma ser o sistema operativo mais vulnerável no mundo da computação.

É que caso não saiba, este tipo de malware também já chegou ao smartphone, mais concretamente ao sistema operativo Android. Já ouviu falar do XHelper?

Muito resumidamente, é um malware que mesmo após a remoção ou formatação, é capaz de se voltar a instalar de forma completamente independente. Assustador não é? É um pedaço de software que após remoção é capaz de se reinstalar e de se esconder nos ficheiros do seu smartphone. Mas o mais grave é mesmo o facto de conseguir sobreviver a uma formatação de fábrica. Ou seja, é capaz de sobreviver ao famoso “format c:”!

Existem vírus capazes de sobreviver a uma formatação?

Portanto, a resposta mais completa para esta pergunta não é muito simples, mas vamos tentar resumir, ao mesmo tempo que tentamos manter alguns detalhes.

Assim, esquecendo o malware para Android que mencionámos em cima, vamos olhar agora para o PC.

Pois bem, caso não saiba, existem alguns setores no boot de qualquer máquina computacional, que entram em atividade antes do sistema operativo ser sequer carregado. Além disso, também já existem variantes de malware capazes de infetar o próprio firmware. Por isso, se por ventura encontrar algum ‘vírus’ destes, nem a formatação o irá safar. Porque a formatação ‘normal’ apenas limpa as suas drivers de armazenamento, e não os firmwares que basicamente dão vida a todos os componentes da sua máquina do dia-a-dia.

Contudo, também não existem grandes razões para ficar preocupado com esta possibilidade! Afinal de contas, este tipo de ataque é tão complexo e sofisticado, que muito provavelmente, 99% dos utilizadores mais comuns nunca irá ver tal coisa.

Ou seja, a resposta para a pergunta é sim, no entanto, é um acontecimento muito pouco provável.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também