Se por acaso tem visto as notícias, deve saber que o Mundo está alarmado com a chegada de um novo vírus de origem Chinesa. Mas sabe como tudo começou? E o que fazer caso a “coisa” chegue cá? Vamos tentar perceber!
Pois bem, tudo começou no final de Dezembro na cidade de Wuhan. Com o aparecimento do 2019-n CoV, que no fundo é uma nova subespécie de coronavírus.
Estes vírus – coronavírus – quando em humanos, causam, na maior parte das vezes, infeções respiratóras leves a moderadas. Geralmente, com sintomatologias idênticas a uma constipação. Contudo, também podem provocar algumas infeções severas!
Os sintomas das infeções mais comuns são: febre, tosse, nariz entupido…Dito isto, são, por norma infeções que qualquer um de nós tem ao longo da nossa vida.
Assim sendo, é exatamente aqui que a situação atual começa a complicar! Tal como dito anteriormente, esta mesma família viral pode provocar infeções mais graves como pneumonias virais.
Dito isto, adicionalmente aos sintomas já referidos de uma constipação normal, ocorre falta de ar, aperto no peito e dificuldade ao respirar!
Inicialmente pensou-se que a transmissão fosse animal-Homem. No entanto, os casos de pessoas infetadas cresceu de tal forma que as organizações de saúde já afirmaram que a transmissão é seguramente Homem-Homem.
Basicamente, sendo um vírus, existem populações mais susceptíveis ao contagio. Nomeadamente, as que têm um sistema imunitária mais fragilizado!
Assim sendo, os métodos de proteção são idênticos a qualquer outro vírus.
Assim, de modo a reduzir o risco de contágio do coronavírus, a OMS aconselha:
- Lavar as mãos com sabão e água, assim como soluções à base de alcool
- Cobrir o nariz e a boca quando se tosse ou espirra
- Evitar contacto próximo com pessoas com sintomas de constipação
- Por fim, cozinhar muito bem alimentos como carne e ovos
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!