Vírus que ataca caixas Multibanco permite levantar 28 mil Euros!

Há um novo vírus na Europa que tem a capacidade de atacar as caixas Multibanco e não se trata de uma ameaça qualquer. É que na prática tem uma eficácia de 99% até ao momento, algo sem precedentes! Assim que as caixas Multibanco são infetadas é possível retirar até 28 mil Euros!

Vírus que ataca caixas Multibanco permite levantar 28 mil Euros!

Os ataques a caixas multibanco são muito populares, e ao mesmo tempo lucrativos, uma vez que oferecem dinheiro “vivo” diretamente. O lançamento de malware ou de dispositivos especiais concebidos para levantar dinheiro de várias caixas multibanco aparecem frequentemente na dark web. Na maioria dos casos, originam vagas de ataques a bancos em diferentes países.

Tendo em conta a alegada funcionalidade multiplataforma deste malware, pode presumir-se que se baseia na norma XFS – uma norma que disponibiliza uma API comum para gerir os vários módulos internos dos ATM independentemente do fabricante.

multibanco, caixas multibanco

Entretanto o malware, ao utilizar as características da norma XFS, demonstra as vulnerabilidades e as falhas das caixas de multibanco automáticas que permitem ao cibercriminoso esvaziar o seu conteúdo por completo. De facto, a distribuição não autorizada de dinheiro pode-se automatizar totalmente, exceto o momento que se retira o conjunto de notas do ATM.

Até ao momento, a eficácia deste malware é de 99% nas caixas multibanco europeias e até 60% nas caixas multibanco de outros países, o que sugere que o malware foi criado especificamente para dispositivos europeus.

Assim a Kaspersky que chamou a atenção para este ataque destacou alguns pontos importantes:

Demonstra ser altamente eficaz contra vários ATMs, independentemente dos fabricantes;
É bastante atrativo para os criminosos, tendo em conta que é possível retirar até 28 mil Euros!
Dispõe de vários métodos de pagamento do malware (subscrição e versão de demonstração)

De facto, os ataques não param de aumentar e este promete ser uma verdadeira dor de cabeça para as instituições bancárias.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Siga-nos no Google Notícias

Artigos relacionados