Cuidado! Nunca limpe estas coisas com vinagre de limpeza!

Ultimamente temos escrito alguns artigos que têm como principal objetivo garantir que todos os eletrodomésticos em casa estão a funcionar bem. Uma coisa comum a vários métodos de tratarmos deles passa pela utilização do chamado Vinagre de Limpeza. É uma espécie de vinagre branco e muito semelhante ao limpa vidros em termos de textura, só que tem a fama de ser milagroso. No entanto apesar de tudo o que promete há coisas com que temos de ter cuidado. É que podemos acabar por fazer mais mal do que bem. Dito isto, nunca limpe estas coisas com vinagre de limpeza.

Cuidado! Nunca limpe estas coisas com vinagre de limpeza!

De facto se fizermos uma pesquisa na Google sobre como devemos limpar qualquer coisa que tenhamos em casa, vamos perceber que o vinagre de limpeza está em quase tudo. No entanto, a verdade é que apesar das recomendações esta utilização pode ser perigosa. Pelo menos com algumas coisas. Assim para que não haja surpresas vamos dizer-lhe onde deve mesmo evitar utilizar este vinagre.

Ferro de Engomar

Uma das coisas que ouvimos dizer é para adicionarmos vinagre ao depósito do ferro de engomar. Isto para remover calcário ou qualquer outra sujidade que possa estar presente. No entanto fazer isto, hoje em dia, pode ser uma grande asneira. De facto pode danificar permanentemente o interior do aparelho. Muitos ferros têm uma função de autolimpeza que deve ser utilizada. Assim encha o depósito com água, aqueça o ferro, ative-a, depois desligue-o e deite fora a água que está no interior virando-o ao contrário sobre o lava louça.

Cuidado! Nunca limpe estas coisas com vinagre de limpeza!

Bancada da cozinha

Se quiser manter a bancada de pedra da sua cozinha com bom aspeto, afaste-se do vinagre. É que se o fizer a pedra pode perder o brilho, sobretudo no caso do mármore.  Com outras pedras duráveis, como o granito, o vinagre pode decompor quaisquer vedantes que tenham sido aplicados. A melhor forma é utilizar uma esponja ou uma tolha mergulhada num detergente suave.

Cuidado! Nunca limpe estas coisas com vinagre de limpeza!

Máquinas de Lavar Louça

Esta é das dicas mais faladas e de facto muitas pessoas fazem-no. Até já falámos disto na Leak como uma boa ideia. No entanto, alguns especialistas referem que pode ser uma má ideia. Isto ou porque não faz nada a remover detritos e odores ou então porque danificar algumas borrachas que estão na máquina de lavar roupa.

Cuidado! Nunca limpe estas coisas com vinagre de limpeza!

Ecrãs

Quando conjugado com a quantidade certa de água, o vinagre pode ser ótimo para deixar as suas janelas realmente limpas. Mas nunca o utilize para limpar o ecrã do seu computador, smartphone, tablet ou TV. É que o vinagre pode danificar as camadas anti-brilho de um ecrã e até mesmo torná-lo menos responsivo.

Samsung, TV, OLED, QLED

Piso

Muitos fabricantes de pavimentos alertam contra a utilização de vinagre para limpar pisos de madeira. Alguns até anulam a garantia se houver sinais de que utilizaram vinagre. O vinagre diluído pode dissolver o acabamento que protege a madeira e deixá-la com um aspeto pouco brilhante ou riscado. (O mesmo se aplica aos móveis de madeira.)

Utensílios de Aço

O vinagre deve ser deixado longe de alguns objetos com aço inoxidável. As facas de cozinha, por exemplo, são especialmente vulneráveis. O vinagre pode danificar o acabamento das facas. É preciso também termos cuidado com tudo aquilo que é feito de alumínio e cobre.

Alguns aparelhos de cozinha

As superfícies de plástico e vidro na maioria dos aparelhos de cozinha, tais como liquidificadores, máquinas de café e torradeiras, são seguras para limpar com vinagre, mas temos de ter cuidado com as partes de borracha ou metal que o vinagre possa corroer. Isto inclui aço inoxidável.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também