O que é e como funciona o vidro de nanotextura do iPad Pro

Em alguns produtos Apple, incluindo o Apple Studio Display e o M4 iPad Pro, está disponível uma novidade chamada vidro de nanotextura. Esta caraterística chegou pela primeira vez no incrivelmente caro Pro Display XDR, antes de chegar a outros produtos Apple, começando pelo iMac de 27 polegadas, agora descontinuado. Mas vale a pena?

O que é e como funciona o vidro de nanotextura do iPad Pro

O que é?

O brilho é muitas vezes um problema em escritórios e casas com muita luz, o que pode tornar os ecrãs grandes e brilhantes como se fossem espelhos. Uma forma de combater este problema é através de ecrãs mate. Optar pelo novo vidro de nanotextura reduzirá drasticamente o brilho e evitará o congelamento e as cores desbotadas que são frequentemente o compromisso assumido quando se opta por um acabamento mate.

Tudo isto graças a um design inteligente e a um processo meticuloso que resulta em ecrãs que conseguem lidar bem com fontes de luz brilhantes, embora com um acréscimo bastante dispendioso no preço.

Como é que o vidro de nanotextura funciona?

Uma das principais causas do encandeamento é a luz de candeeiros, janelas e outras fontes que se refletem devido às superfícies lisas dos ecrãs modernos. Os acabamentos mate combatem este fenómeno através de algum tipo de revestimento no ecrã. Assim difunde ou quebra a luz devido à sua superfície mais angular. Infelizmente, isto funciona nos dois sentidos, pelo que a luz que emana do próprio ecrã também é alterada, dando origem aos resultados mais escuros.

Ora, a Apple levou as coisas mais longe. Renunciou a um revestimento e, em vez disso, alterando fisicamente a própria superfície através de minúsculas (nano) gravuras. O padrão das gravuras significa que os raios de luz que atingem o ecrã são reflectidos numa série de ângulos, erradicando a maior parte do brilho no processo.

A parte mais inteligente é que, de alguma forma, isto não parece ter grande efeito no ecrã. É claro que fazer todas essas marcas microscópicas no vidro é um trabalho de precisão, e é por isso que custa mais.

vidro de nanotextura

Como posso limpar o vidro?

Uma das peculiaridades do novo ecrã de vidro com nanotextura da Apple é que a empresa insiste que só se pode limpar com um pano específico da Apple. É fornecido um pano com cada ecrã, mas não sabemos ao certo quais são os ingredientes mágicos que o tornam um tecido tão especial.

Entretanto o vidro com nanotextura é tão durável quanto o vidro comum. Uma vez que não tem um revestimento, não deve haver nenhum desgaste perceptível.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também