Os investigadores associaram o facto de se passar mais tempo a jogar videojogos a um aumento da inteligĂȘncia das crianças. Isto contradiz de certa forma a narrativa de que os jogos sĂŁo maus para as mentes jovens. Embora a diferença nas capacidades cognitivas seja pequena e nĂŁo seja suficiente para demonstrar uma relação causal, Ă© suficiente para ser notĂĄvel. Entretanto, ver televisĂŁo e utilizar as redes sociais nĂŁo parece ter um efeito positivo ou negativo na inteligĂȘncia. A investigação deverĂĄ ser Ăștil no debate sobre a quantidade de tempo de ecrĂŁ que Ă© adequada para as mentes jovens.
Os videojogos afinal podem ser importantes para as crianças
Os investigadores analisaram os registos de tempo de ecrĂŁ de 9 855 crianças, todas dos EUA e com 9 ou 10 anos de idade. Em mĂ©dia, os jovens referiram passar 2,5 horas por dia a ver televisĂŁo ou vĂdeos online. TambĂ©m 1 hora a jogar videojogos e meia hora a socializar atravĂ©s da Internet.
Dois anos mais tarde, os investigadores acederam aos dados de mais de 5000 dessas crianças. Durante esse perĂodo, os participantes no estudo que declararam passar mais tempo do que o normal a jogar videojogos registaram um aumento de 2,5 pontos de QI acima do aumento mĂ©dio.

O aumento de pontos de QI baseou-se no desempenho das crianças em tarefas que incluĂam a compreensĂŁo da leitura. TambĂ©m no processamento visual-espacial e uma tarefa centrada na memĂłria, no pensamento flexĂvel e no autocontrolo.
Ă importante notar que, embora o estudo apenas tenha analisado crianças nos EUA e nĂŁo tenha diferenciado entre tipos de jogos de vĂdeo (jogos para telemĂłvel e jogos para consola), nĂŁo deixa de ser uma visĂŁo valiosa sobre os jogos e o QI. Para alĂ©m disso apoia a ideia de que a inteligĂȘncia nĂŁo Ă© uma constante fixa com que nascemos.
âOs nossos resultados apoiam a afirmação de que o tempo de ecrĂŁ geralmente nĂŁo prejudica as capacidades cognitivas das crianças. TambĂ©m que jogar jogos de vĂdeo pode realmente ajudar a aumentar a inteligĂȘnciaâ, disse o neurocientista Torkel Klingberg do Instituto Karolinska na SuĂ©cia em 2022, quando o estudo foi publicado.
Os jogos e o desenvolvimento das capacidades
Como referem os investigadores, este nĂŁo Ă© o primeiro estudo a sugerir que poderĂĄ haver uma ligação entre o tempo que as crianças passam a jogar e o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas. Entretanto parece haver tambĂ©m outros benefĂcios associados aos jogos de vĂdeo.
Seja como for ainda hĂĄ muitos factores em jogo. Isto tanto em termos de como a inteligĂȘncia pode ser desenvolvida e formada como nas diferentes formas em que o tempo de ecrĂŁ pode afetar os nossos corpos e os nossos hĂĄbitos. Assim Ă© necessĂĄria muito mais investigação. Seja como for este estudo sobre videojogos vai deixar muitas crianças contentes.
