Alerta: se vai viajar não caia no golpe da mala! É perigoso!

O mundo está cheio de esquemas que podem causar grandes problemas. Uns já são mais comuns e até consegue lidar bem com eles. Outros são bastante mais complicados e na realidade podem criar-lhe bastantes problemas. É exatamente o que se passa com o golpe da mala. Se vai viajar de avião tem mesmo de ter atenção a isto e não cair no golpe da mala.

Alerta: se vai viajar não caia no golpe da mala! É perigoso!

Hoje em dia tem mesmo de proteger a sua bagagem. Caso contrário pode transformar uns dias de sonho num verdadeiro pesadelo, até a envolver prisão! Assim o golpe da mala consiste em algo simples. Num momento de aperto, alguém pode trocar a identificação de malas para escapar a algo. Para além disso, até pode haver alguma confusão na altura de identificar as malas. Assim tem mesmo de fazer alguma coisa para se proteger.

viajar mala

Existem duas coisas que garantem logo à partida mais proteção. A primeira envolve utilizar o seu smartphone.

É muito importante que na altura de despachar a sua mala tire uma fotografia à mesma já quando ela estiver devidamente identificada. Atenção que os dados deverão ser visíveis na foto. Deste modo se ocorrer alguma troca poderá comprovar que a sua mala é outra. Ou seja, já não será apenas a sua palavra mas terá uma prova.

Também é muito importante que vá diretamente à recolha de bagagem após a aterragem. Não pare para tomar café ou fazer alguma compra na altura de reclamar a sua bagagem. As malas não reclamadas que permanecem no carrossel são um alvo fácil para o golpe da mala ou até para que ela seja roubada. Entretanto para as malas que chegam numa data ou hora posterior, tente encontrá-las na recolha de bagagem em vez de esperar que sejam despachadas.

Entretanto há outro pormenor importante para escapar ao truque da mala. Assim as malas mais tradicionais são as pretas. Para não cair em esquemas opte por uma mala de cor viva ou coloque-lhe marcas únicas, como laços ou autocolantes. Os principais alvos dos criminosos são as pretas ou cinzentas.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também