Se vai viajar de avião tenha atenção às baterias!

Quando vamos viajar de avião na maioria dos casos temos de declarar equipamentos como powerbanks ou baterias. Sobretudo se eles tiverem mais do que um determinado tamanho. Claro que isto pode levar a que algumas coisas fiquem para trás. No entanto qual o motivo para que esta dimensão da bateria seja um problema para quem vai viajar de avião?

Se vai viajar de avião tenha atenção às baterias!

Antes de olharmos para a razão que leva as companhias áreas a limitarem o tamanho das baterias e quantas pode levar,  é importante destacar que nem todas as companhias áreas são iguais. Assim cada pessoa deve verificar a política de baterias de cada companhia. Isto para não termos surpresas. É que na realidade os regulamentos serão diferentes entre companhias aéreas, reguladores de aviação e diferentes países. Embora todos eles provavelmente tenham restrições de bateria, importa saber ao certo o que é restringido.

As baterias que usam lítio como componente chave tornaram-se no tipo dominante de energia portátil para dispositivos como smartphones, tablets e laptops. Elas são leves e oferecem a mais alta densidade de energia entre as tecnologias de bateria que estão disponíveis para equipamentos de electrónica de consumo.

No entanto, essas baterias podem sofrer falhas que resultam em chamas e muitas outras coisas. Aliás já todos ouvimos histórias de baterias que explodiram ou pelo menos que se incendiaram.

As baterias de lítio exigem eletrónica de segurança sofisticada para funcionarem sem esses problemas, e perfurações ou impactos podem causar um incêndio na bateria, independentemente das medidas de segurança que estão embutidas no dispositivo.

baterias viajar avião

As companhias aéreas geralmente limitam o tamanho da bateria a 100Wh ou menos, sem serem necessárias permissões especiais. Baterias maiores podem ser permitidas quando declaradas e inspecionadas antes de embarcar, com um limite superior, como 160Wh, a ser comum. Essas baterias maiores podem ter que ser armazenadas num porão especial gerido pela tripulação de cabine.

Podem também existir limites ao número de baterias que podemos levar.

Por exemplo, podemos estar limitados a dois power banks de 100Wh por pessoa.

Os portáteis de topo geralmente têm baterias de 99,9 Wh, uma vez que isso está abaixo do limite geral que a maioria das companhias aéreas exige.

Entretanto é provável que um dia essas restrições acabem. É que as pessoas estão a trabalhar em várias formas de tornar as baterias de lítio mais seguras, e outros tipos de tecnologia de bateria estão em desenvolvimento que não têm os mesmos riscos de segurança.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...