Este vai tornar-se no maior perigo para quem viaja de avião!

Ainda não vimos uma parte de lixo espacial a cair sobre um avião, mas se isso acontecer, as consequências serão quase de certeza catastróficas. De acordo com um novo estudo, o perigo para os aviões estÔ a aumentar. De facto, este vai tornar-se no maior perigo para quem viaja de avião!

Um perigo real para quem viaja de avião!

Os investigadores responsÔveis pelo estudo, da Universidade da Colúmbia Britânica, no CanadÔ, analisaram dados de voos mundiais para modelar a distribuição dos aviões no céu, comparando-os depois com registos de reentradas descontroladas de corpos de foguetões.

O risco crescente também se deve, em parte, à implantação em massa de satélites, como o Starlink da SpaceX, que acabarão por reentrar no nosso espaço aéreo.

ƀ medida que mais satĆ©lites e foguetƵes se colocam em órbita e mais aviƵes sobem aos cĆ©us, as probabilidades de um impacto aumentam, concluĆ­ram os investigadores. Apesar de dispormos de tecnologia que nos permite detetar a queda de detritos espaciais, esta continua a ser uma grande preocupação.

ā€œAs regiƵes de maior densidade, em torno dos principais aeroportos, tĆŖm uma probabilidade de 0,8% por ano de serem afectadas por uma reentrada descontroladaā€, escrevem os investigadores no artigo publicado.

ā€œEsta taxa aumenta para 26% em Ć”reas de espaƧo aĆ©reo maiores, mas ainda ocupadas, como as que se encontram no nordeste dos Estados Unidos, no norte da Europa ou em torno das principais cidades da regiĆ£o Ɓsia-PacĆ­fico.ā€

Densidade dos voos

De acordo com a The Aerospace Corporation, a probabilidade de uma colisão fatal de um avião com um objeto caído do espaço era de cerca de 1 em 100.000 em 2021.

Além disso, mesmo o mais pequeno pedaço de um foguetão ou satélite que esteja a arder pode fazer cair um avião. Ou seja, o que torna difícil garantir a segurança dos passageiros. As estimativas sugerem que algo tão pequeno como um grama poderia causar danos se entrasse em contacto com o para-brisas ou o motor do avião.

ƀ medida que a probabilidade de interferĆŖncia aumenta, aumenta tambĆ©m a probabilidade de partes do espaƧo aĆ©reo se encerrarem. Isto leva a que outros trechos do cĆ©u fiquem mais congestionados, ou que os aviƵes se atrasem ou sejam cancelados.

drone chocar contra um avião, o que significa PMD, explodir o pneu de um avião, motores dos aviões gasóleo, aviões aterrarem, viagens de avião mais baratas

ā€œEsta situação coloca as autoridades nacionais perante um dilema. Ou seja, fechar ou nĆ£o o espaƧo aĆ©reo. Tudo com implicaƧƵes económicas e de seguranƧa em qualquer dos casosā€, escrevem os investigadores.

Traçar as trajectórias de reentrada de objectos não controlados é muitas vezes complicado. Isto significa que grandes Ôreas do espaço aéreo têm de se encerrar por precaução.

HÔ uma solução, dizem os investigadores

Quem coloca os objectos no céu pode investir na reentrada controlada dos foguetões. Embora a tecnologia para tal jÔ exista, menos de 35% dos lançamentos fazem atualmente uso dela. Ou seja, deixando o ónus da segurança para a indústria da aviação.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. Ɖ viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Em destaque

Leia tambƩm