Com os diferentes sites a servirem-nos diariamente cookies publicitĆ”rios e os nossos smartphones a monitorizarem tudo o que fazemos, muitos viajantes garantem que hĆ” um truque que envolve a procura de bilhetes de aviĆ£o no modo de navegaĆ§Ć£o anĆ³nima do Google Chrome. Em teoria, faz sentido, mas serĆ” que este truque ajuda a conseguir viagens de aviĆ£o mais baratas?
Este truque ajuda a conseguir viagens de aviĆ£o mais baratas?
Estamos constantemente a ser bombardeados com anĆŗncios tĆ£o adaptados Ć s nossas necessidades que pode ser fĆ”cil assumir que os nossos telemĆ³veis, tablets e computadores portĆ”teis estĆ£o a espiar conversas que nĆ£o deveriam conhecer. Porque Ć© que os nossos histĆ³ricos de pesquisa e outros dados de telemetria nĆ£o podem ser aplicados a algo com tanta volatilidade de preƧos como os bilhetes de aviĆ£o?
Poucos sectores foram mais alterados pelo comĆ©rcio eletrĆ³nico do que o sector das viagens. Antigamente o cidadĆ£o comum comprava bilhetes de aviĆ£o atravĆ©s de agentes de viagens locais, que costumavam ser um balcĆ£o Ćŗnico para as viagens aĆ©reas. Atualmente? Existem vĆ”rios sites que se especializam em encontrar tarifas para “cidades escondidas” destinadas a fazer escala em viagens mais longas. A existĆŖncia de pĆ”ginas como esta ajuda certamente a explicar por que razĆ£o os viajantes pensam frequentemente que as companhias aĆ©reas estĆ£o a tentar enganĆ”-los. Se uma companhia aĆ©rea cobra menos pelo que parece ser a mesma viagem que outras taxas ocultas e esquemas estarĆ£o a acontecer nos bastidores?
Parece plausĆvel que as companhias aĆ©reas estejam a adaptar os preƧos ao utilizador, mas serĆ” verdade?Ā
A Consumer Reports analisou os cookies e os preƧos dos voos hĆ” alguns anos pesquisando 372 voos diferentes. Dessas pesquisas, 330 apresentaram os mesmos preƧos, tanto num browser que funcionava como num browser em modo incĆ³gnito. “Com ou sem cookies, Ć© impossĆvel mostrarmos preƧos diferentes a utilizadores diferentes”, disse um porta-voz do Kayak Ć Consumer Reports apĆ³s conhecimento dos resultados, acrescentando que as variaƧƵes poderiam-se explicar facilmente pelas alteraƧƵes de preƧos que ocorreram nos segundos entre as pesquisas em modo de navegaĆ§Ć£o anĆ³nima e em modo de navegaĆ§Ć£o em direto.
Outro estudo chegou a uma conclusĆ£o semelhante. A popularidade de um determinado voo pode afetar o preƧo, mas o seu nĆvel de interesse pessoal nĆ£o. O seu comportamento de pesquisa quase de certeza nĆ£o afecta nada. Mas se reservou o Ćŗltimo lugar ao preƧo mais baixo, pode afetar esse voo para todos os outros.
Por fim, um terceiro estudo publicado no Quarterly Journal of Economics em outubro de 2023 apresentou conclusƵes semelhantes nĆ£o sĆ³ sobre o mito do modo incĆ³gnito, mas tambĆ©m sobre outros truques folclĆ³ricos, como procurar em dias especĆficos da semana. “HĆ” tantos truques por aĆ para encontrar bilhetes de aviĆ£o mais baratos”, disse a coautora do estudo Olivia Natan, professora assistente de marketing na Haas School of Business. “Mas os nossos dados mostram que muitas destas crenƧas estĆ£o erradas”.
Em geral, os dados sugerem que pode utilizar a janela principal do seu browser. NĆ£o hĆ” problema.
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