Via Verde: o seu identificador será desativado em breve?

Se utiliza a Via Verde e receber uma mensagem no seu telemóvel a dizer que o seu identificador será desativado em breve tem razões para olhar para ela com preocupação? Mas será porque vai ficar sem identificador ou por outra razão qualquer? Não se preocupe que explicamos tudo!

Via Verde: o seu identificador será desativado em breve?

Qualquer pessoa que tenha Via Verde fica preocupada ao receber uma mensagem destas. Assim na prática recebe uma mensagem de um número nacional. Faz-se passar pela Via Verde e indica que o identificador será desativado em breve. Entretanto nessa altura pedem para resolver a situação o mais rápido possível e até nos fornecem uma ligação onde o pode fazer.

A primeira coisa que tem de saber é que não deve seguir a ligação indicada. Trata-se uma mensagem falsa e perigosa que não tem outro propósito a não ser tirar-lhe o seu dinheiro.

E esta é apenas uma das muitas que estão a circular agora novamente em força. Assim todo o cuidado é pouco. Outra diz que cancelaram os cartões e como tal não é possível proceder às cobranças.

No Reddit já se tem falado bastante destas ameaças, o que serve de alerta para muitos utilizadores acerca do que se está a passar.

O que acontece se seguir a ligação?

Se seguir a ligação solicitam que atualize os dados de pagamento para não cancelarem o identificador. Neste caso pedem-lhe informações relativas ao cartão de crédito. Claro que se aceitar é só ver o dinheiro a sair da sua conta e depois é uma complicação para o reaver.

Via Verde

Assim tenha muito cuidado com as mensagens que recebe. Entretanto se antigamente só recebia este tipo de coisas por correio eletrónico, agora os atacantes visam todo o tipo de plataformas. Ou seja, WhatsApp, Messenger, SMS, nada escapa!

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também