Google vai acabar com uma versão do Gmail e irrita utilizadores!

A Google está a planear descontinuar outro produto da sua gama, um que já existe há muito tempo. A versão HTML básica do Gmail, desenvolvida para browsers antigos ou ligações mais lentas, deixará de estar disponível a partir de janeiro de 2024. Altura em que mudará automaticamente para a vista padrão quando carregar. O problema é que há algumas pessoas que dependem mesmo desta versão do Gmail.

Google vai acabar com uma versão do Gmail e assusta utilizadores!

A versão HTML básica do Gmail é algo muito simples em relação à normal. Assim falta um número significativo de funcionalidades como o Chat, a importação de contactos e a formatação avançada. Entretanto a Google recomenda, na página de suporte, que os utilizadores mudem para a vista Standard. Isto para terem acesso a essas funcionalidades nas versões para computador e telemóvel.

A alteração foi notada pela primeira vez pelo The Register, que mais tarde pediu à Google uma declaração sobre o motivo pelo qual decidiu remover o HTML básico do Gmail. A empresa respondeu o seguinte:

“As visualizações HTML básicas do Gmail consistem em versões anteriores do Gmail substituídas pelos seus sucessores modernos há mais de 10 anos e não incluem todas as funcionalidades do Gmail.”

A Google tem a reputação de remover serviços do seu portefólio com pouco ou nenhum aviso, sendo um exemplo recente a remoção dos YouTube Stories após 5 anos.

No entanto quem não está a gostar disto são os utilizadores cegos ou com deficiência visual. É que a maioria utiliza a versão básica devido a uma melhor compatibilidade com os leitores de ecrã e a uma navegação mais fácil. A Google até inclui uma hiperligação para a página de suporte para quem utiliza leitores de ecrã com o Gmail na mesma página que a página de suporte do HTML básico, reconhecendo involuntariamente o problema ao remover o acesso à mesma.

Entretanto os produtos nem sempre acabam após um anúncio. Lembro que, em 2022, a Google optou por manter viva a edição gratuita herdada do G Suite para utilização pessoal. Isto devido às queixas dos seus utilizadores que não queriam mudar para o seu substituto, o Google Workspace.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também