A versão beta do iOS 18.2 já chegou e vem com uma série de funcionalidades e actualizações ao nível da inteligência artificial. Quem beneficia ainda mais com esta atualização são os utilizadores que estão na UE. Tudo porque vão descobrir que têm uma série de funcionalidades exclusivas graças à Lei dos Mercados Digitais (DMA).
Eliminar várias aplicações pré-instaladas
Logo a partida já pode eliminar uma série de aplicações pré-instaladas da Apple. No entanto o iOS 18.2 está a expandir essa lista. Mas apenas para os utilizadores que vivem na UE, porque uma das regras da DMA é que as empresas de tecnologia têm de facilitar aos utilizadores a desinstalação de aplicações e software que não querem nos seus dispositivos.
Mesmo a App Store que, por muito importante que seja, não é essencial na UE. Tudo porque a Apple já foi obrigada a permitir lojas de aplicações de terceiros no iOS. Mas se tiver algum arrependimento, a App Store pode ser restaurada no menu de definições com um simples clique. Assim, não está completamente “desgraçado” se achar que as lojas de terceiros não são tão boas ou se, de alguma forma, desinstalar a App Store da Apple por engano.
Outras aplicações recentemente removidas incluem o browser Safari, Mensagens, Câmara e Fotografias. Isto é apenas para o caso de preferir alguma das alternativas existentes e não querer aplicações redundantes a ocupar o pouco espaço livre que o seu iPhone tem.
Curiosamente, esta é uma das poucas regras de DMA que a Google também poderá ter de cumprir. Embora as regras sobre lojas de aplicações de terceiros e aplicações predefinidas não se apliquem realmente ao Android, o mesmo não se aplica à desinstalação de aplicações da Google. Todos os telemóveis Android vêm cheios de aplicações da Google após a ativação. Entretanto uma boa parte delas só pode ser desactivada – não completamente removida.
Ainda mais suporte para aplicações de terceiros
Os utilizadores da UE também ficarão satisfeitos por saber que o iOS 18.2 adiciona suporte para aplicações Web em browsers de terceiros. Anteriormente, a Apple tinha removido o suporte para aplicações Web progressivas no iOS 17.4. Isto alegando preocupações de privacidade e segurança. Tal decisão levou quase toda a gente a assumir que a Apple o fez por retaliação, com a UE a prometer investigar a alteração.
Para além disso o iOS 18.2 oferece a todos os utilizadores melhores opções para alterar as aplicações predefinidas, com um novo menu de definições dedicado a este assunto. Não só é mais fácil alterar as suas aplicações predefinidas, como também pode, pela primeira vez, alterar a sua aplicação predefinida de chamadas e mensagens.
O iOS 18.2 também oferece a todos os utilizadores melhores opções para alterar as aplicações predefinidas. Isto com um novo menu de definições dedicado a este assunto. Não só é mais fácil alterar as suas aplicações predefinidas, como também pode, pela primeira vez, alterar a aplicação de chamadas e mensagens predefinida. Isto é útil para todos os proprietários de iPhone da UE que pretendem remover as opções de stock.
Um menu também disponível fora da UE
Este menu parece estar disponível fora da UE, com opções para alterar as aplicações predefinidas para e-mail, chamadas, mensagens, filtragem de chamadas, browser, gestão de palavras-passe e teclado.
Uma escolha extra nunca é má ideia, mesmo que não pretenda tirar partido dela. Porque é bom ter essa opção, em vez de ser uma grande empresa de tecnologia a ditar o que pode ou não pode fazer com o seu telemóvel. Claro que estas funcionalidades só estão disponíveis na UE, o que limita a sua influência.
Infelizmente, embora os utilizadores de iPhone da UE continuem a usufruir dos benefícios do DMA, não têm acesso ao Apple Intelligence. Alegadamente, isto deve-se a dificuldades na implementação da IA e no cumprimento das regras do DMA. É possível que a situação mude no futuro, mas, neste momento, não fazemos ideia de quando será.
Vai instalar a versão beta do iOS 18.2?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!