Atenção: verifique isto no seu automóvel antes do Verão acabar!

Os condutores estão a ser alertados para verificarem uma coisa importante no automóvel antes do verão acabar. É que o calor acaba por ter alguns efeitos no automóvel que depois se vão sentir no outono. Escusado será dizer que isto pode levar a alguns problemas complicados e sobretudo a gastos que não dão jeito nenhum depois das férias.

Atenção: verifique isto no seu automóvel antes do Verão acabar!

Durante os meses de verão, muitos condutores tendem a viajar mais no seu veículo para ver os seus entes queridos e ir de férias. Quando voltar deve verificar o óleo porque este pode ter ficado danificado com o tempo quente.

Uma das formas mais comuns de o verão afetar negativamente os veículos é fazer com que o óleo do motor se torne mais fino. Também que se decomponha mais rapidamente, o que coloca sérios problemas aos motores.

dizer a um mecânico
Manutenção do veículo

De facto, as temperaturas mais elevadas significam que o óleo do motor se torna menos eficaz na lubrificação e arrefecimento do motor. Isto resulta num maior desgaste do motor.

Entretanto durante o tempo quente, o óleo torna-se menos viscoso, o que significa que as peças podem não ser lubrificadas corretamente!

Como resultado, os componentes do motor podem não receber a quantidade certa de lubrificação para funcionarem eficazmente, levando a que as peças se desgastem a um ritmo muito mais rápido.

Mas é importante verificar também outros elementos!

As temperaturas mais elevadas que se fazem sentir durante os meses de verão podem ter impacto em várias partes importantes dos nossos veículos, desde a redução da eficiência do motor até à degradação da bateria.

É por isso que é vital assegurar a manutenção adequada do veículo e ajudar a evitar quaisquer facturas de reparação dispendiosas ou avarias inconvenientes na estrada.

no automóvel

Para além dos fluidos, como os níveis do óleo e do líquido de arrefecimento, os condutores devem certificar-se de que os componentes de borracha, como correias e mangueiras, não estão a começar a perecer.

Normalmente, isto pode-se fazer apertando-as suavemente para ver se existem fissuras e substituindo as peças o mais rapidamente possível. Isto se surgirem quaisquer sinais de desgaste.

Os condutores devem também verificar regularmente se os pneus têm mais de 1,6 mm de piso. Igualmente se estão cheios com os níveis de pressão corretos. Caso contrário pode reduzir-se e muito a economia de combustível e aumentar o risco de rebentamento.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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