O acne resulta de uma inflamação das unidades pilosebáceas! Que se manifesta principalmente por comedões (pontos negros ou brancos), pápulas, pústulas e quistos, podendo ainda cicatrizar, deixando marca na pele! O acne é uma doença multi factorial uma vez que, como o nome indica, envolve vários factores!
As áreas mais afectadas, são geralmente as mais visíveis, ou seja a face, o peito e as costas.
Existem ainda acções que podem piorar esta doença tais como: uso de cosmética oclusiva, indução por fármacos e por acção mecânica (oclusão e/ou fricção).
A acne possui impacto físico mas também psicológico, uma vez que frequentemente leva a uma baixa auto-estima!
Cuidados a ter!
No verão com o aumento da produção de suor a pele tende a ficar mais oleosa e, por consequência, aumenta as impurezas e obstrução dos poros! Mas não só… A perda de água leva à desidratação e aumento da produção de sebo como compensação.
Em suma, o cuidado no verão deve ser redobrado!
Lavagem
- O melhor sabonete para uma pele oleosa com tendência acneica, deve ser neutro a adstringente. Deve também conter substâncias anti-sépticas de modo a reduzir a proliferação da bactéria P. acnes!
- Modere a lavagem! Nos dias de calor o desejo de arrefecer-se é grande contudo, o exagero pode levar a uma produção excessiva de sebo. Deste modo, lavar duas vezes por dia, de manhã e à noite é o ideal!
- Evite ao máximo os toalhetes desmaquilhantes que contenham álcool! Pois podem aumentar a oleosidade.
Protetor solar
Escolha um gel-creme ou spray ‘oil free’, de modo a evitar a obstrução dos poros.
Cremes
Este tópico é bastante importante, podendo ainda dividir em creme hidratante, pomada para lesões localizadas e por fim exfoliante.
- Os cremes devem contem substancias activas que, de algum modo, diminuem a tendência acneica, tal como Ácido salicílico, láctico e glicólico. Podem ainda ser usados cremes com peróxido de benzoílo e ácido azelaico mas, neste caso, é recomendado a orientação de um profissional de saúde.
- Para pomadas de lesões acneicas, o caso muda de figura uma vez que depende do tipo de lesão. Contudo, na grande generalidade, loções de zinco, óleo de chá verde e retinóides tópicos. Este último causa foto-sensibilização devendo portanto, evitar uso de dia.
- A escolha de Exfoliante deve ser suave (geles e máscaras de argila – rosa e verde) preferencialmente 1-3 vezes por mês.
Maquilhagem
- Muitas vezes a maquilhagem tem tendência a causar obstrução dos poros e consequentemente comedões. Dito isto, é importante procurar produtos não comedogénicos.
- A maquilhagem mineral contêm substâncias como zinco que diminuem a oleosidade. Sendo por isto, uma boa aposta para quem não quer deixar de se embelezar!
- O primer, colocado antes da base, ajuda a fechar os poros! Deste modo, diminui a absorção de algumas substâncias que podem piorar a acne.
Se tiver interesse em “Truques básicos e rápidos para uma maquilhagem perfeita!” – Clique aqui
Alimentação
Finalmente, mas não menos importante, a influência da alimentação na acne! Este ponto é controverso contudo, tal como em muitas doenças, a nossa nutrição afecta o estado imunológico e, deste modo, a capacidade de combatermos a inflamação.
Deste modo, dentro das suas alternativas, escolha os alimentos com maior teor de fitonutrientes e propriedades anti-inflamatórias!
Stress e ansiedade
De certo já ouviu dizer que o stress é o vilão do século atual! Dito isto, é fácil entender que questões emocionais afectam a tendência para as doenças na generalidade. Caso não esteja a conseguir lidar com a acne, dirija-se a um farmacêutico ou mesmo a um dermatologista.
Qualquer dúvida ou sugestão, não hesite em comentar ou contactar-nos via e-mail!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!