Verão: é melhor beber água fresca ou à temperatura ambiente?

Já alguma vez notou uma diferença na forma como se sente quando bebe água fresca ou à temperatura ambiente? Se não, há uma boa hipótese de ter uma preferência por uma ou outra, quando se trata do que procura quando tem sede. E há várias razões possíveis para isso.

Verão: é melhor beber água fresca ou à temperatura ambiente?

O estômago reage de forma diferente à água fria do que à quente, o que, por sua vez, pode afetar a digestão. A temperatura da água também pode afetar a circulação, segundo os especialistas, e pode até contribuir para coisas como dores de cabeça. No entanto, quando se trata de hidratação, é importante ter em mente que a água é água, independentemente da temperatura.

A que tira mais a sede

Beber água mais quente pode, na verdade, deixá-lo com menos sede, o que é algo a ter em conta se estiver a tentar manter-se hidratado. Isto pode ser perigoso nos dias em que o seu corpo está a perder água através da transpiração para tentar manter-se fresco. Se optar por beber água mais quente, tenha em atenção que poderá não sentir sede com a frequência que deveria.

Depois do treino

Embora a água a qualquer temperatura o ajude a reidratar depois de um treino, beber água fria pode ser uma boa ideia se estiver a sentir-se quente e suado. A água fria é refrescante, pelo que pode ser útil durante o exercício ou quando se está sobreaquecido. É por isso que pode querer manter uma garrafa de água gelada consigo, para beber depois da corrida.

verão: é melhor beber água fresca ou à temperatura ambiente?

A água à temperatura ambiente ajuda na digestão

Para uma digestão mais eficiente, beber água à temperatura ambiente – ou mesmo morna – é o ideal. Beber água fria pode congelar as gorduras dos alimentos e, por isso, pode tornar o sistema digestivo lento.

A água fria pode causar-lhe dores de cabeça

Beber água fresca pode aumentar a probabilidade de ter uma dor de cabeça, diz o Dr. Blakeway. E até aumenta as hipóteses de ter uma enxaqueca.

verão: é melhor beber água fresca ou à temperatura ambiente?, água fresca ou à temperatura ambiente

A água à temperatura ambiente combate a obstipação

Ao contrário da água fria, a água quente melhora a circulação e pode relaxar os músculos, [o que pode ajudar] a combater a obstipação e as cólicas abdominais. Se se sentir um pouco desconfortável, um copo de água à temperatura ambiente, ou mesmo uma chávena de chá quente, pode ajudar a relaxar os músculos do estômago e a pôr as coisas a andar.

A água fria pode entupir os seus seios nasais

Estudos mostraram que beber água fria pode tornar o muco nos seios nasais mais espesso e, portanto, mais difícil de passar. Por isso, se estiver doente e precisar de assoar o nariz muitas vezes, a água mais quente é uma boa ideia.

A água à temperatura ambiente aumenta o metabolismo

Beber água mais quente pode aumentar a temperatura geral do corpo. E isso pode ser benéfico para o seu metabolismo.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também