Atenção! Podem estar a ver a sua webcam e o ecrã do seu PC!

Se já tiveram aquela sensação de quem alguém está a observar tudo o que fazem talvez não estejam errados. É que quem utiliza o Chrome e acabou por instalar uma determinada extensão pode estar a transmitir tudo o que faz para outras pessoas. Escusado será dizer que as coisas podem acabar muito mal. Falo em concreto de uma extensão muito utilizada que permite a criminosos ver a webcam e também tudo o que acontece no ecrã do computador.

Atenção! Podem estar a ver a sua webcam e o ecrã do seu PC!

Tudo isto se deve a uma falha que está presente na extensão Screencastify. Curiosamente até já foi lançada uma correção para mitigar isto mas aparentemente não resultou. Isto porque continua a permitir o acesso indevido ao nosso computador.

Ora isto está a dar origem aqueles emails de extorsão. Isto torna-se especialmente preocupante para quem gosta de estar mais íntimo com webcam. Ou melhor, com quem está do outro lado da webcam. É que tudo pode estar a ser gravado e depois os utilizadores são brindados com ameaças e pedidos de dinheiro.

Considerando que esta extensão tem mais de dez milhões de instalações a situação é muito preocupante.

Escusado será dizer que o objetivo desta extensão é bom. Isto porque permite aos utilizadores gravarem, editarem e submeterem conteúdos vídeo para projetos do trabalho ou da escola. No entanto, a falha é que está a estragar tudo e a deixar utilizadores em pânico.

Segundo o site Bleeping Computer esta falha foi reportada pela primeira vez no dia 14 de Fevereiro de 2022. Ou seja, bem a propósito do dia dos namorados. No entanto e apesar da correção com alguma rapidez parece que não fez nada. Assim, as pessoas ainda estão em perigo.

É por esse motivo que temos de ter muito cuidado com as extensões que instalamos. Mesmo quando não parece haver perigo ele pode estar sempre à espreita.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também