Ver futebol pirata vai ficar (ainda) mais difícil e perigoso!

Quando a pandemia atacou a sério em 2020, altura em que fomos todos mandados para casa? Pois bem, ainda se deve lembar que continuou a existir uma incrível resistência em meter uma “pausa” em todos os desportos realmente populares à face da terra.

Aliás, ainda se lembra daquilo que Lewis Hamilton disse de forma muito pública, quando a FIA estava a teimar não adiar a temporada de 2020? “Cash is King”! (O Dinheiro é Rei!)

Esta afirmação é ainda mais verdadeira quando o tema é futebol na Europa, sendo exatamente por isso que têm sido desenvolvidas novas tecnologias para meter um travão na distribuição de sinal pirata.

Futebol dá muito dinheiro legal! Mas também dá muito dinheiro nos mercados paralelos, sempre ilegalmente.

Ver futebol em sites ou plataformas pirata vai ficar (ainda) mais difícil!

IPTV, Maior rede IPTV da Europa

Portanto, aquele que era antigamente o “desporto do povo”, o futebol, está hoje em dia extremamente caro. Seja ir ao estádio, ou ver todos os campeonatos e competições Europeias na sua TV, é realmente um passatempo que obriga à movimentação de grandes quantidades de dinheiro.

Sendo exatamente por isso que alguns fãs optam por caminhos “cinzentos”, onde é possível poupar alguns trocos. Estamos a falar do uso de links com streams ilegais, ou uso de boxes/listas de canais IPTV piratas com acesso a tudo e mais alguma coisa.

Dito tudo isto, como já dissemos várias vezes, ver conteúdo multomédia a partir de IPTV não é de todo ilegal. Nem é a visualização de outro tipo de conteúdo IPTV, a partir de outras apps, tendo como base a ligação à Internet que o seu ISP lhe fornece.

O que é ilegal, é conseguir ter acesso a conteúdo Premium sem o pagar, ou a pagar muito menos do que aquilo que seria suposto.

Dito tudo isto, em Abril, houve uma decisão histórica em Espanha que pode vir a mudar as regras do jogo.

Ou seja, os fornecedores de serviços de Internet em Espanha devem agora fornecer os dados das pessoas que vêem a La Liga gratuitamente, ou outro tipo de competições, de acordo com a ordem do tribunal, que diz:

  • “Existem indícios razoáveis de que os conteúdos, obras ou serviços sujeitos aos direitos audiovisuais da La Liga estão a ser disponibilizados ou difundidos direta ou indiretamente sem respeitar as disposições da Lei da Propriedade Intelectual”.

Entretanto, as formas como os utilizadores de streams ilegais podem ser localizados incluem:

  • O endereço IP atribuído ao utilizador quando acedeu ao servidor que permitiu a partilha ilegal dos conteúdos audiovisuais.
  • Nome e apelido do titular do contrato de serviço de acesso à Internet.
  • Endereço postal da instalação da linha [Internet] e dados de faturação.
    Documento de identificação [NIF, NIE, outro] com a informação do endereço IP do servidor a que se ligou. Porta do servidor a que se ligou e hora do pedido (GMT+0).

Entretanto, o presidente da La Liga, Javier Tebas, disse que os utilizadores ilegais de streaming identificados através da nova ordem judicial não vão ter multas à sua espera. Em vez disso, vão pagar uma indemnização, porque é ilegal consumir este conteúdo de forma grautita.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? A pirataria é um problema devido à natureza humana de querer o mais barato possível. Ou é um problema do aumento exagerado de preços em tudo o que é produto de streaming? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também