Já pode ver a estação espacial internacional da sua janela!

Se estiver numa noite sem nuvens e olhar para o céu no momento certo, pode ter a sorte de ver a Estação Espacial Internacional a passar por cima de si. Pode vê-la mesmo a olho nu, como uma faixa de luz que se move no céu. No entanto, devido à velocidade do seu movimento e ao facto de só poder ser vista a determinadas horas, não é fácil prever quando será visível. Para ajudar, a NASA lançou uma nova aplicação. Assim ajudará os astrónomos amadores e os observadores curiosos a localizar a estação espacial. Também avistá-la quando passar por cima deles. Ou seja, assim já poderá ver a estação espacial internacional da sua janela!

Já pode ver a estação espacial internacional da sua janela!

A aplicação Spot the Station está disponível para iOS e Android. Dito isto, permite-lhe definir a sua localização e ver quando a estação estará visível. Mostra também quando será o próximo avistamento da estação a partir da sua localização. A isto junta-se uma contagem decrescente, e um mapa e um globo que mostram a posição da estação sobre a Terra.

Para além das funcionalidades de localização da estação, a aplicação também oferece informações e notícias sobre o que se passa na Estação Espacial Internacional. São exemplo disso os próximos passeios espaciais, a investigação que está a ser feita a bordo e as próximas chegadas e partidas das naves espaciais que trazem tripulantes ou carga da Terra para a estação. A aplicação foi lançada pouco antes do 25º aniversário do funcionamento da estação, assinalado a 6 de dezembro de 1998, quando se juntaram os dois módulos Zarya e Unity.

Como localizar a Estação Espacial Internacional

A estação espacial passa tão rapidamente pelo céu porque orbita a Terra a 17.500 quilómetros por hora. É visível como um ponto porque reflecte a luz solar, mas durante o dia o céu é demasiado brilhante para que se possa ver. Por isso, só será possível avistá-lo ao amanhecer ou ao anoitecer, quando houver luz solar suficiente para o refletir. Assim a frequência com que a poderá ver a partir da Terra depende da altura em que escurece no local onde se encontra e da altura em que a estação passa por cima de si, o que, segundo a NASA, pode variar entre várias vezes por semana e apenas uma vez por mês.

Entretanto a aplicação ajuda a localizar a estação utilizando uma interface de realidade aumentada com uma bússola. Tudo para o ajudar a apontar na direção certa para ver a estação. Também oferece notificações sobre as oportunidades de visualização possíveis com base na sua localização. Se tirar uma fotografia ou fizer um vídeo da estação com o seu telemóvel, há também uma forma de partilhar as suas imagens através da aplicação.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também