Vendas globais de smartphones cresceram! A quem se deve?

Os últimos dois anos não têm sido simpáticos para a indústria dos smartphones. As incertezas económicas e outros fatores afetaram as vendas a nível mundial. As remessas trimestrais atingiram um mínimo de uma década no terceiro trimestre de 2023. No entanto, uma recuperação pode estar a chegar. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Counterpoint, as vendas globais de smartphones cresceram cinco por cento ano a ano (YoY) em outubro, o primeiro crescimento YoY em mais de dois anos.

Vendas globais de smartphones cresceram! A quem se deve?

As vendas de smartphones voltaram a crescer em outubro, após um declínio de dois anos
O estudo da Counterpoint revela que o mercado global de smartphones registrou pela última vez um crescimento anual nas remessas em junho de 2021. O crescimento foi resultado do aumento da procura à medida que a indústria se recuperava de uma desaceleração sem precedentes um ano antes devido à pandemia do coronavírus. No entanto, a indústria sofreu com a escassez de componentes no segundo semestre de 2021 a 2022.

Vendas globais de smartphones cresceram! A quem se deve?

As implicações econômicas do conflito Rússia-Ucrânia e da guerra comercial EUA-China, bem como os ciclos de substituição mais longos, significam que as remessas de smartphones caíram mais de 15% em relação ao ano anterior em junho do ano passado. A chegada da série iPhone 14 ajudou o gráfico a recuperar em setembro de 2022. No entanto isso não foi suficiente para um crescimento positivo. A recuperação também foi temporária, já que uma queda de 15% nas remessas foi observada novamente no final do ano passado.

O mercado continuou a ver um declínio ano após ano nas remessas nos primeiros nove meses de 2023 também.

Finalmente, após uma série de 27 meses consecutivos de declínios, a Counterpoint relatou um crescimento nas remessas em outubro deste ano. A empresa atribuiu esse crescimento à maior demanda em mercados emergentes, como a região do Oriente Médio e África (MEA). O regresso da Huawei à China e as vendas da época festiva na Índia também ajudaram.

mate 60 pro, Huawei

Uma vez que os mercados desenvolvidos têm uma maior saturação de smartphones, o crescimento é mais lento nesses mercados. A Counterpoint acrescenta que o atraso no lançamento da série iPhone 15 também contribuiu para o crescimento das vendas no mês passado. Os iPhones mais recentes chegaram uma semana mais tarde do que a linha de 2022, pelo que o efeito total das suas vendas se fez sentir em outubro. A empresa de pesquisa espera que o forte show em outubro resulte em um crescimento YoY positivo no quarto trimestre de 2023.

Enquanto a Apple lançou a série iPhone 15 com uma semana de atraso, a Samsung vai lançar o Galaxy S24 algumas semanas antes do Galaxy S23. Os rumores dizem que a empresa vai lançar os novos topos-de-gama a 17 de janeiro de 2024, com as vendas a começarem em 30 de janeiro.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também