A maioria das pessoas tem um PC antigo em casa e isto não é de estranhar. Com a velocidade a que a tecnologia tem evoluído necessitamos de atualizações constantes e acabamos por ficar com aquilo que muitos consideram monos. No entanto a verdade é que esses computadores ainda têm muito para dar e ao preço a que estão as coisas na maioria das vezes não vale a pena estarmos a vender essas máquinas. Assim não deite fora nem venda o seu PC antigo porque há algumas coisas importantes que pode fazer com ele.
Crie o seu próprio servidor na cloud
Isto não significa que não possa utilizar serviços como o OneDrive ou o Google Drive. Aliás são bastante úteis. No entanto para algumas coisas é reconfortante ter os seus preciosos dados nas suas mãos, não acha?
Em vez de deitar fora o seu PC antigo, pode utilizá-lo para criar o seu próprio servidor na cloud através de serviços como o Nextcloud. Uma das razões pelas quais esta forma de reutilização é tão boa é o facto de o seu PC antigo não ter de ser muito bom. Além disso, a única parte potencialmente dispendiosa desta ideia são as próprias unidades de armazenamento, e mesmo essas podem ser bastante baratas se não tiver muitos dados para armazenar.
Configurar tudo isto pode ser um pouco complicado, mas aprenderá muitos conhecimentos valiosos ao longo do caminho e, se estiver interessado em um dia gerir um NAS ou o seu próprio servidor doméstico, este projeto ajudá-lo-á a compreender o que é necessário para lá chegar.
Faça uma máquina de emulação
Se é um jogador com boas memórias de títulos antigos da sua infância, provavelmente já se lembrou dos bons velhos tempos e desejou poder jogar esses jogos novamente. Felizmente para todos esses jogadores, a emulação pode tornar esses sonhos realidade. A menos que queira mesmo jogar no hardware original, não precisa de comprar uma Nintendo 64, uma GameCube, uma Xbox original, etc. Pode transformar o seu PC antigo numa máquina de emulação e ser tudo isso e muito mais.
Afinal de contas, a não ser que o seu PC antigo seja muito antigo (e, mesmo assim, pode não ter problemas), é provável que tenha a capacidade de correr qualquer jogo de qualquer consola anterior à Xbox One e à PlayStation 3 sem problemas por isso não o venda. Se o seu PC antigo for um pouco mais recente, é provável que também consiga correr esses jogos sem problemas.
Uma boa opção para isso é o RetroArch que está disponível aqui.
Transforme-o num servidor Windows
Há muitas coisas que pode fazer com um servidor. Converter um PC para um novo sistema operativo para que se possa tornar num servidor doméstico é um incómodo. Mas não precisa de o fazer de todo: o sistema operativo Windows já instalado pode servir perfeitamente com alguns ajustes.
De facto, mesmo as versões de consumo de um SO Windows moderno podem fazer o trabalho com um pequeno esforço. O facto de o sistema operativo ser algo com que já está familiarizado será um grande bónus, facilitando a transição do que tentar aprender Linux ou qualquer outra coisa que ainda não conheça.
Com o seu próprio servidor Windows, terá facilidade em realizar todo o tipo de tarefas, desde a partilha de pastas de armazenamento à instalação de um Plex Media Server e muito mais.
Por tudo isto não venda o seu PC porque ainda há muitas coisas que pode fazer com ele.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!