O que está correto: o velocímetro do seu automóvel ou o do GPS?

As aplicações de navegação como o Google Maps e o Waze incluem um velocímetro que se tornou numa funcionalidade imprescindível para muitos condutores. Para quem nunca utilizou estas aplicações, é provável que tudo isto pareça o mais estranho possível. Porque é que alguém olha para o velocímetro numa aplicação quando a velocidade atual já se encontra no painel de instrumentos? Esta é uma pergunta legítima e não existe uma resposta fácil para a mesma. Seja como for há várias razões. No entanto há uma questão que se impõe. No que diz respeito à velocidade o que está correto? O velocímetro do automóvel ou do GPS?

O que está correto: o velocímetro do seu automóvel ou o do GPS?

Em primeiro lugar não se trata apenas do velocímetro em si. As apps GPS vêm com vários extras, como um aviso quando se ultrapassa o limite de velocidade, pelo que, em teoria, ver a velocidade a que se circula no ecrã é claramente útil. Mas, por outro lado, quem já utilizou estas aplicações e confiou no velocímetro e no limite indicado provavelmente reparou em algo que causou ainda mais confusão. Na maior parte das vezes, a velocidade apresentada pelo Google Maps e pelo Waze é diferente da que se vê no painel de instrumentos. Assim em teoria, o aviso de limite de velocidade também poderia ser impreciso.

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Mas será mesmo assim?

Não! A informação sobre a velocidade atual nas aplicações de navegação é mais precisa do que as leituras que se vêem no painel de instrumentos. E vai perceber porquê nos próximos parágrafos.

Em primeiro lugar, tudo se resume à forma como cada sistema (a aplicação de navegação móvel e o velocímetro no seu painel de instrumentos) determina a velocidade atual do veículo. O Waze, o Google Maps e todas as suas alternativas baseiam-se num conceito muito simples. A velocidade é igual à distância dividida pelo tempo.

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E como estas aplicações utilizam o posicionamento GPS para tudo isto com uma precisão super elevada (os telemóveis com GPS duplo, por exemplo, podem determinar a sua localização com uma precisão de até 4,9 metros), pode imaginar que tudo o resto é pura matemática. Assim, em teoria, é muito provável que a velocidade indicada por estas aplicações móveis seja a atual para o seu veículo.

Por outro lado, os velocímetros instalados nos automóveis utilizam uma abordagem diferente. Para determinar a velocidade, por exemplo, alguns fabricantes de automóveis utilizam um algoritmo bastante simples. Assim determina a rotação de um dos pneus, sendo a informação enviada para um sensor. Depois é encaminhada para o sistema CAN, onde é processada. Por fim surge no painel de instrumentos através de um indicador analógico ou digital.

Leitura da velocidade pode variar

Entretanto a leitura da velocidade, por outro lado, pode variar em função de factores como as dimensões dos pneus, o desgaste e até a qualidade da superfície em que se conduz. É por isso que alguns fabricantes de automóveis recorrem a um truque inteligente que conduz a um pequeno desvio, mas que mantém a precisão num intervalo aceitável.

Por exemplo, para indicar a velocidade atual, alguns automóveis medem a velocidade real, depois multiplicam este valor por um fator de velocidade definido e adicionam entre 2 e 4 km/h (1-2 mph). Por outras palavras, o valor que vê no painel de instrumentos é geralmente superior à sua velocidade real, pelo que a abordagem acima mencionada acaba por ser uma dupla vitória.

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Não só os fabricantes podem manter a precisão das suas leituras próxima dos valores reais, como os condutores acabam por ir mais devagar. Algumas pessoas acreditam que os fabricantes de automóveis fazem isto de propósito, pois querem que as pessoas conduzam mais devagar, mas, como explicado acima, não é esse o caso, pois a calibração perfeita simplesmente não pode ser obtida com todos estes factores variáveis. Assim, no final do dia, a velocidade atual apresentada pelas aplicações de navegação é essencialmente a que é mais precisa do que a que se vê no painel de instrumentos.

Claro que isto não significa necessariamente que deva substituir o velocímetro do carro. Mas se receber uma notificação a avisar que está a ir demasiado depressa, então está definitivamente a fazê-lo.

Agora já sabe no que deve confiar mais ao nível do velocímetro do automóvel ou do GPS.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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